Desporto

HÓQUEI: FC PORTO VOLTA ÀS VITÓRIAS COM GOLEADA SOBRE O OC BARCELOS

Os “azuis e brancos” receberam e venceram, no sábado, a formação do Óquei Clube de Barcelos por 12-3 em encontro relativo à 19ª jornada do campeonato.

Após a derrota por 6-2 frente ao Hóquei Clube de Braga, em condição de visitante, em jogo a contar para a 18ª jornada, o Futebol Clube do Porto recebeu e goleou a equipa do Óquei Clube de Barcelos por 12-3. Com esta vitória, os “dragões” passam a somar 42 pontos e continuam a ocupar o quarto posto da tabela do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, com o melhor ataque da prova.

Primeira parte efusiva

Os primeiros minutos do encontro transpareciam que a vitória poderia pender para qualquer uma das equipas. Logo no terceiro minuto da primeira parte, Franco Feruccio rematou para uma defesa incompleta de Xavier Malián e deu uma vantagem madrugadora para a equipa de Barcelos. No entanto, a resposta do FC Porto apareceu dali a poucos minutos e Gonçalo Alves, com a ajuda de Carlo Di Benedetto, deu a volta ao resultado em menos de um minuto e colocaram a vantagem da equipa portista em 3-1.

Gonçalo Alves foi, sem sombra de dúvidas, uma das figuras do jogo e chegou ao hat-trick ainda antes do soar do intervalo. Giulio Cocco também bisou antes do início da segunda parte e, com esses contributos, os “azuis e brancos” levaram uma vantagem de 6-1 para o arranque da segunda parte.

Final arrasador

Uma vantagem de 5 golos não satisfazia os comandados de Guillem Cabestany e, mais uma vez nos minutos iniciais, Gonçalo Alves deixou nova marca no resultado. No minuto seguinte, Reinaldo García dilatou ainda mais o resultado ao fazer o oitavo golo portista. A formação do OC Barcelos continuou sem arredar pé e Alvarinho diminuiu a vantagem do FC Porto ao anotar o segundo golo barcelense.

Gonçalo Alves rematou depois para o nono golo dos “dragões” e Rafa Costa seguiu as suas pisadas para fixar o resultado em 10-2. Já a meio da segunda parte, Gonçalo Nunes fechou as contas no marcador do OC Barcelos, ao marcar o terceiro e último golo dos visitantes. Para terminar de vez com as alterações de resultado, Gonçalo Alves e Carlo di Benedetto findaram a partida com os últimos dois golos para a formação azul e branca. 12-3 foi, assim, o resultado final do encontro.

Em declarações no final do jogo, Guillem Cabestany admitiu que esta semana de treinos foi complicada devido à derrota no passado fim de semana contra o Hóquei Clube de Braga e que uma vitória neste encontro era algo crucial, tanto para a equipa como para os adeptos. Já Paulo Pereira, treinador da turma barcelense, admitiu que foi um dia mau para a equipa e que não reconhecia a mesma no jogo. Considerou que se deve continuar a trabalhar para melhorar os resultados e estava sem palavras perante um resultado tão penoso para a formação de Barcelos.

Com este resultado, o FC Porto permanece no quarto lugar da tabela do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. Na próxima jornada, os “azuis e brancos” visitam o Pavilhão da Luz para defrontar o  Sport Lisboa e Benfica, líder do campeonato, enquanto o OC Barcelos visita a Associação Desportiva Sanjoanense.