Desporto

BASQUETEBOL: FC PORTO VENCE TERCEIRA BASKET CLUB E MANTÉM-SE NO TOPO DA TABELA

O Futebol Clube do Porto recebeu o Terceira Basket Club, no sábado, em jogo do Campeonato da LPB Placard. Os “dragões” venceram o jogo por 92-65.

O FC Porto partiu para a 13ª jornada da Liga Placard como terceiro classificado, com onze vitórias e uma derrota. No jogo anterior os “dragões” tinham batido a equipa do Illiabum por 63-84. Já o Terceira Basket encontrava-se na última posição da primeira divisão do basquetebol nacional, com 12 derrotas em 12 jogos. A equipa açoriana tinha perdido o último jogo frente à UD Oliveirense por 71-110.

A primeira quadra ficou marcada pelas frequentes trocas de liderança na partida. Nenhuma das duas equipas se conseguia distanciar da outra com Preston Purifoy, do FC Porto, e Theon Reefer, do Terceira Basket, em bom plano. No final dos primeiros dez minutos o resultado era 21-23, a favorecer a equipa de Angra do Heroísmo. No segundo período, o clube portuense trabalhou para dar a volta e estabelecer uma vantagem mais confortável e ao intervalo o placard marcava 37-30 a favorecer os “azuis e brancos”.

O FC Porto começou a segunda metade do jogo mais focado e aumentou a sua vantagem no terceiro período para uns confortáveis 22 pontos e o jogo parecia caminhar para uma vitória do clube da casa. A dez minutos do fim o resultado era 61-39.

O quarto período foi controlado pela equipa da casa. A equipa do Terceira Basket tentou responder ao domínio portista, mas os seus esforços foram sempre respondidos pelo FC Porto. Assim, o jogo terminou 92-65.

Relativamente às performances individuais, o americano Bradley Tinsley do FC Porto, com 24 pontos, três assistências e quatro ressaltos, o base Kevin Colon do Terceira Basket, com sete pontos, nove assistências e cinco ressaltos e o americano Tyrell Williams, também da equipa visitante, com 20 pontos e seis ressaltos, foram os jogadores em maior evidência. Da equipa da casa, todos os jogadores marcaram pontos.

A seguir ao jogo, Manuel Molinero, treinador do Terceira Basket Club, salientou a fadiga dos jogadores na segunda metade do jogo como fator principal para a derrota. Moncho Lopéz, técnico dos “dragões”, falou de uma “mudança de atitude” após o intervalo. Sobre a exibição de Tinsley, afirmou que o mesmo “percebeu que a equipa precisava do contributo dele”.

O FC Porto mantém-se assim no topo da tabela, em igualdade de vitórias com Sporting e Benfica. Já o Terceira Basket Club continua sem vencer, no último lugar da classificação. Na próxima jornada, o FC Porto irá enfrentar o Galitos Basket no Dragão Arena. O Terceira Basket Club jogará frente ao Sporting Clube de Portugal no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.