Desporto

MAIA OPEN: JOÃO DOMINGUES CONFIRMA FAVORITISMO E SEGUE PARA AS MEIAS FINAIS

O único tenista português ainda em prova derrotou o italiano Andrea Vavassori em duas partidas e continua sem ceder qualquer set no torneio. Por Pedro Marques dos Santos

João Domingues, o número quatro nacional e atual 192º do ranking ATP, superou hoje mais uma etapa no Maia Open, o último torneio da categoria Challenger da temporada que se disputa no Complexo Municipal de Ténis da Maia, ao bater o italiano Andrea Vavassori (397º) pelos parciais de 6-2 e 6-4, ao cabo de 1h20 minutos de jogo.

Num encontro em que o tenista de Oliveira de Azeméis esteve sempre no comando das operações, a consistência do português foi determinante frente ao ténis mais agressivo e errático do transalpino. Domingues até foi o primeiro jogador a enfrentar pontos de break no seu serviço, mas mostrou-se sólido nos momentos de maior aperto e acabou por alinhar duas quebras de serviço consecutivas para vencer a primeira partida.

No segundo set, o único tenista nacional ainda em prova manteve o nível e rapidamente chegou a uma vantagem de 5-1. Ainda assim, João Domingues acabaria por falhar a primeira oportunidade de fechar o encontro no serviço a 5-2, graças a uma momentânea subida de nível de Vavassori que começou a variar mais as suas pancadas. À segunda oportunidade, o português não vacilou e selou a sua presença nas meias finais da competição.

Com este resultado, o número quatro nacional chega à sua terceira meia final da temporada e a primeira desde a conquista do título no Braga Open, em maio, fazendo-o sem ceder qualquer set até ao momento. Na ronda de acesso à final, Domingues vai ter pela frente o francês Constant Lestienne (242º), que bateu o italiano Roberto Marcora em três partidas.

Na outra meia-final vai haver duelo entre eslovacos, com Andrej Martin, primeiro cabeça de série do Maia Open graças ao 110º lugar da hierarquia mundial que ocupa, a enfrentar Josef Kovalik (172º), antigo jogador do top 100 mundial e o responsável pela eliminação do veterano Paolo Lorenzi, um dos tenistas mais titulados a participar no torneio.

Hoje ficou também definida a final da variante de pares que colocará em confronto a dupla espanhola composta por Guillermo Garcia-Lopez e David Vegas Hernandez, e a dupla alemã formada por Daniel Masur e Andre Begemann.

As meias finais de singulares e a final de pares do Maia Open estão marcadas para amanhã no Court Central do Complexo Municipal de Ténis da Maia. O encontro de João Domingues será o primeiro dia e arrancará às 13h00, ao qual se seguirão a segunda meia final e a final de pares. A transmissão televisiva está assegurada pela SPORT TV.

Artigo da autoria de Pedro Marques dos Santos