Desporto

MARATONA DO PORTO: DESO GELMISA E BOTU BEKELE GADA SÃO OS VENCEDORES DA 16ª EDIÇÃO

Numa prova dominada por atletas da Etiópia e sem portugueses no pódio, Deso Gelmisa ficou a apenas três segundos de igualar o recorde da competição. Por Andreia Araújo.

A 16ª EDP Maratona do Porto decorreu este fim de semana e Deso Gelmisa foi o vencedor da prova. O etíope completou a maratona em 02h09m08s e ficou a apenas três segundos do recorde que se encontra na posse do ugandês Robert Chimoges, com o tempo de 02h09m05s. Na vertente feminina, a primeira atleta a cortar a meta foi a etíope Bontu Bekele Gada, ao concluir a corrida em 02h33m38s.

Para além dos quilómetros que os atletas tinham de percorrer para cortar a fita da meta, o vento frontal foi um dos grandes desafios enfrentados pelos participantes ao longo da prova. O pódio masculino ficou composto por dois etíopes e um queniano. Victor Kiplimo, atleta queniano, cortou a meta no segundo posto, ao fim de 02h10m56s, e o etíope Debele Belda fechou o pódio com o tempo 02h14m22s.

Na competição feminina, as restantes posições do pódio foram ocupadas pelas etíopes Mestawot Tadesse e Genet Getaneh, que terminaram a corrida em 02h39m14s e 02h40m59s, respetivamente.

Foto: Runporto
Foto: Runporto

No que concerne aos atletas portugueses, Carlos Costa, representante do CD S. Salvador do Campo, foi o maratonista nacional a completar mais rápido o percurso, ao conseguir um sétimo lugar na classificação geral, ao fim de 02h21m56s. Por sua vez, Rosa Madureira, a atleta do AD Marco, foi a primeira atleta portuguesa a cruzar a meta, após 02h49m53s, tempo que lhe valeu a quinta posição na classificação geral feminina.

Para além da prova rainha, a EDP Maratona do Porto contou também com a APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis, prova com 15 quilómetros de distância. Na competição masculina, o vencedor foi Paulo Paula, do Run Tejo, que completou a corrida em 45m47s e a melhor classificada no setor feminino foi Susana Godinho, atleta do GD Estreito, com o tempo de 52m43s.

No total, estiveram envolvidos na 16ª edição da EDP Maratona do Porto cerca de 16 mil participantes de mais de 78 países do mundo.

Artigo da autoria de Andreia Araújo