Desporto

16ª EDIÇÃO DA MARATONA DO PORTO APRESENTADA NO PALÁCIO DA BOLSA

Apresentada em conferência de imprensa no dia 23 de outubro, a corrida realiza-se a 3 de novembro às 09h00, com partida no SeaLife Porto e chegada no Queimódromo. Por Andreia Araújo.

A 16ª edição da Maratona do Porto foi apresentada em conferência de imprensa, no dia 23 de outubro, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, num evento que contou com a presença de vários representantes da organização. A corrida realiza-se a 3 de novembro e vai percorrer os concelhos de Matosinhos, Porto e Vila Nova Gaia.

Durante a apresentação, o Presidente da Federação Portuguesa da Atletismo, Jorge Vieira, referiu que “o atletismo é a atividade física preferida dos portugueses” e que iniciativas como a EDP Maratona do Porto contrariam a tendência da inatividade e do sedentarismo da população.

Já no que concerne aos municípios que integram o roteiro do evento, existem posturas divergentes, mas que convergem no mesmo objetivo. Para a Câmara Municipal de Matosinhos, “é importantíssimo este exemplo de fairplay, ser uma prova em que Matosinhos dá o seu contributo”. A Câmara Municipal de Gaia referiu que os três municípios trabalham para que a EDP Maratona do Porto seja uma marca a nível internacional, enquanto a Câmara Municipal do Porto, representada pela sua Vereadora da Juventude e Desporto, reconheceu o trabalho da Runporto na divulgação da atividade física na cidade e revelou o prazer que é para a cidade do Porto receber uma prova desta dimensão.

Por sua vez, o diretor da EDP Maratona do Porto, Jorge Teixeira, relembrou que este projeto era um sonho que possuía e que, passados dezasseis anos da sua primeira edição, vê concretizado e distinguido.

Atualmente, a EDP Maratona do Porto consagra em si mesma três das maiores distinções do mundo na modalidade: a Bronze Label Road Race pela International Association of Athletics Federations (IAAF), as 5 estrelas pela Associação Europeia de Atletismo e o enquadramento das Wanda Age Group World Major Marathons. Estas distinções colocam-na na elite das maratonas.

Edição após edição, milhares de participantes visitam a cidade do Porto e ficam rendidos à cidade. No ano passado, uma equipa da Universidade do Algarve realizou um estudo intitulado “Impacto da EDP Maratona do Porto 2018 na Economia do Turismo e Promoção da Cidade do Porto e da Região Norte de Portugal” e concluiu que 62,6% dos participantes nacionais deslocam-se ao Porto propositadamente para participar na Maratona, número que ascende aos 94,2% entre os participantes internacionais. A edição transata da prova teve um impacto estimado de 12,7 milhões de euros na economia local.

A 16ª edição da EDP Maratona do Porto dá o tiro de partida a 3 de novembro às 09h00, junto ao SeaLife Porto, com a meta ser cortada no Queimódromo. Para além dos quarenta e dois quilómetros da maratona, o evento engloba também a Family Race e a Fun Race de quinze e seis quilómetros, respetivamente. A Family Race tem início marcado para as 09h00. A Fun Race arranca às 10h30.

Artigo da autoria de Andreia Araújo