Desporto

ANDEBOL: FC PORTO VITORIOSO NO CLÁSSICO

O Futebol Clube do Porto venceu esta quarta-feira o Sport Lisboa e Benfica por 31-26, na penúltima jornada do Campeonato Nacional de Andebol 1.

O Futebol Clube do Porto (FCP) venceu o rival Sport Lisboa e Benfica (SLB) por 31-26, resultado largo, mas não o suficiente para os portistas sonharem com o segundo lugar, a apenas um jogo do final do campeonato.

O Porto entrou forte, ao marcar logo no início da partida por ação de Leandro. O Benfica respondeu e empatou com um golo de Cavalcanti. À medida que o jogo prosseguia, os “azuis e brancos” mostravam claras intenções de vencer, e no primeiro time-out já levavam uma vantagem de cinco golos (8-3).

As excelentes defesas de Hugo Laurentino e os golos de José Mario Carrillo foram a chave que permitiu ao FCP ir para intervalo a vencer por 19-12, margem significativa que mostrou a superioridade “azul e branca”. O Benfica, por sua vez, revelou poucas soluções no ataque e vacilou nos momentos defensivos.

No segundo tempo, a equipa visitante reagiu bem à desvantagem e entrou com outra motivação na partida. Com quatro golos, Pedro Seabra ajudou a equipa nesta sua melhor fase, ao estar muito ativo no jogo e ao organizar o ataque dos “encarnados”. Apesar disto, a diferença de golos entre as duas equipas manteve-se semelhante e Hugo Laurentino voltou a brilhar com defesas decisivas.

Do lado dos “azuis e brancos”, Victor Iturriza foi um dos destaques, com 100% de eficácia ofensiva. Em cinco remates, o jogador marcou cinco golos.

No fim da partida, apesar de o Benfica ter crescido durante a segunda parte, comprovou-se o que já tinha sido verificado ao intervalo: um Porto consistente no ataque e muito seguro defensivamente, a conseguir vencer o rival por 31-26.

Ao JUP, o treinador do FC Porto, Carlos Martingo, afirmou que a equipa teve “uma excelente primeira parte”, mas que na segunda metade do jogo “não conseguiu ampliar a distância”, apesar de “nunca ter perdido o controlo” da partida. O técnico “azul e branco” finalizou ao referir que este foi o jogo mais completo que a equipa fez desde que orienta os “dragões” e que as expectativas são boas para o final da época.

O FC Porto desloca-se ao Pavilhão João Rocha no sábado, dia 19, para enfrentar o Sporting Clube de Portugal (SCP), no último jogo do Campeonato Nacional de Andebol 1.