Desporto

CAMPEONATOS NACIONAIS UNIVERSITÁRIOS: PORTO, ÉVORA E AVEIRO VENCEM

As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários tiveram início na semana passada e decorrem até 27 de abril, em Aveiro. Évora, Porto e Aveiro conquistaram a medalha de ouro em quatro modalidades.

Foram dois dias de finais, com destaque para as Universidades do Porto, Évora e Aveiro, a triunfarem em várias modalidades. Na quinta-feira bateram-se as finais de hóquei em patins e andebol feminino. Já na sexta-feira, os títulos de futsal, basquetebol, futebol e voleibol estiveram em jogo.

Na final de hóquei em patins, a Associação Académica da Universidade de Aveiro sagrou-se campeã. Os“aveirenses” derrotaram a Universidade do Porto por 5-1. Com um golo nos últimos momentos do jogo, a Associação Académica de Coimbra venceu a associação Académica da Universidade do Minho e conquistou assim o terceiro lugar.

No andebol feminino, a Universidade do Porto e a Associação Académica da Universidade de Aveiro defrontaram-se na final, à semelhança do ano passado. Contudo, desta vez foi a Universidade do Porto a vencer o título e a superar o seu adversário por 22-20.

A primeira final de sexta-feira colocou a Associação Académica de Évora e o Instituto Politécnico de Leiria em confronto. Os estudantes de Évora venceram por 2-0. A medalha de bronze foi conquistada pela Associação Académica de Coimbra, que derrotou a Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias por 4-1.

Em seguida, deu-se a final de futebol masculino. A Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro bateram-se no Estádio Municipal de Aveiro. O jogo foi decidido nos minutos finais, com um golo dos “portuenses” a fixar o resultado em 1-0. A Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto ocupou o terceiro lugar da prova, ao vencer a Associação Académica Da Universidade do Minho nas grandes penalidades, por 4-3.

No basquetebol masculino, a Associação Académica da Universidade de Aveiro sagrou-se campeã, ao derrotar a Associação de Estudantes do Instituto Superior da Maia por 71-66. A vitória foi conquistada no prolongamento e deu à equipa da casa o segundo título nestas finais. A Associação Académica da Universidade do Minho derrotou o Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, por 70-63, e arrecadou assim o terceiro lugar na prova.

A fechar o dia, a final de voleibol masculino. A Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto venceu a Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, por um resultado apertado de 3-2. A medalha de bronze foi entregue à Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, que venceu por 3-1 a Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários terminam a 27 de abril e juntam mais de 2000 atletas em oito modalidades.