Desporto

RALLY DE PORTUGAL: PORTO STREET STAGE JÁ TEM PERCURSO DEFINIDO

A Câmara do Porto anunciou ontem o percurso da etapa citadina integrada no Rally de Portugal. A Porto Street Stage tem data marcada para 18 de maio e conta com uma passagem inédita pelos Clérigos.

Após a etapa citadina de 2016, que trouxe à Baixa do Porto milhares de espectadores, o Rally de Portugal está de volta à cidade nortenha. A Porto Street Stage vai ser disputada por duas vezes, ao final do dia 18 de maio, e o percurso foi anunciado ontem pela Câmara do Porto. A grande novidade é a passagem inédita pelos Clérigos. Já a zona da Trindade foi eliminada do traçado.

Foto: Câmara do Porto
Foto: Câmara do Porto

O trajeto conta com uma extensão de 1.950 metros e terá início no topo da Avenida Dom Afonso Henriques, junto à Sé da Catedral.

Depois de descerem em direção à Estação de São Bento, os concorrentes percorrem a Rua de Sá da Bandeira, que estará em grande parte inderdita aos espectadores. Após o cruzamento com a Rua de Passos Manuel, os veículos vão virar à esquerda, rumo à Praça D. João I.

Chegados à Avenida dos Aliados, que será a única parte do traçado semelhante à etapa de 2016, os pilotos vão encontrar o primeiro dos dois saltos da etapa. Os dois extremos da Praça do General Humberto Delgado, em frente à Câmara do Porto, vão estar preparados com zonas para peões.

Os concorrentes descem depois a Avenida dos Aliados, rumo à Praça da Liberdade. Após um novo pião, idêntico ao de 2016, os carros vão seguir pela direita e subir a Rua dos Clérigos, passagem inédita da classificativa.

O percurso chega ao fim junto ao Tribunal da Relação do Porto, onde o público poderá assistir a um salto entre o Largo Amor de Perdição e o Jardim da Cordoaria.

À semelhança do que aconteceu há dois anos, o reconhecimento do traçado pelos pilotos será feito no próprio dia, ao início da tarde, de modo a diminuir o impacto da realização do evento.

Entre os reconhecimentos e a prova, os espectadores poderão contar com vários espetáculos, nomeadamente uma competição de carros clássicos desportivos. As zonas destinadas ao público e às bancadas vão ser aumentadas e o novo traçado promete também melhorar a mobilidade na cidade.

Em 2016, mais de 80 mil espectadores assistiram ao vivo à Porto Street Stage. Este ano, o Rally de Portugal decorre entre os dias 17 e 20 de maio, no norte do país, e faz parte da sexta prova do Mundial de Ralis.