Desporto

CATARINA MONTEIRO NAS UNIVERSÍADAS DE VERÃO

Ana Catarina Monteiro, atleta da Universidade do Porto, foi esta semana convocada para a 29.ª edição das Universíadas de Verão. A atleta vai representar Portugal na modalidade de natação.

De 19 a 30 de agosto, Taipé, capital do Taiwan vai receber as Universíadas de Verão e Catarina Martins, aluna da Universidade do Porto (UP) é uma das apostas na natação.

Depois de uma cirurgia e uma recuperação lenta que complicou toda a época da atleta e a impossibilitou de participar nos Jogos Olímpicos, Catarina Monteiro não nega que a convocatória para as Universíadas foi um “recomeço muito gratificante”.

Em declarações ao JUP, a atleta revela que “nem sempre é fácil” aliar a vida académica com o desporto de alta competição, mas que “quanto maior é o desafio, maior é o prazer de lutar por ele”. Ainda assim, Catarina explica que desistir da faculdade nunca foi opção, mas a “prioridade é a natação”.

Quando questionada sobre o apoio – financeiro, burocrático e psicológico – dado pela UP, a atleta revelou que são precisos mais apoios que conduzam ao sucesso desportivo e educativo dos atletas. Catarina destaca que o apoio financeiro é imprescindível para que os atletas continuem motivados em estudar e em representar a sua universidade. A nadadora destaca ainda que o apoio burocrático é fundamental e que nem sempre é levado a cabo da melhor forma.

Apesar de competir pelo Clube Fluvial Vilacondense e pela Universidade do Porto, a atleta afirma que vai para Taipé “representar o país”.

Tal como Catarina Monteiro, também Rita Frischknecht, da Universidade de Lisboa, e Gabriel Lopes, do Instituto Politécnico de Coimbra, vão representar o país no campeonato onde vão participar estudantes-atletas de cerca de 170 países distintos.