Desporto

FLOPS DO FUTEBOL: FÁBIO PAÍM, A ETERNA “JOVEM PROMESSA”

Fábio Miguel Malheiro Paím, 26 anos, 176 cm, 85kg? (pelo menos), formado nas escolas do Sporting, o jovem craque parece estar a seguir as pisadas de Hugo Leal no que toca a ser rotulado de “jovem promessa” até ao final da sua carreira. Paím milita neste momento no Shenzhen Ruby da II divisão chinesa.

No verão de 2003 quando Cristiano Ronaldo chegou a Manchester, sendo mais um grande produto da “cantera” leonina, prestou as seguintes declarações: “Acham que sou bom? Esperem pelo Paím…”. Fábio era um jovem com um potencial imenso. Aos 13 anos tinha uma selecção de outro país a oferecer-lhe clube, casa, contratos de trabalho para os pais, para este poder representar essa selecção já nos sub-15. Aos 14 anos, todos os principais clubes da Europa o tinham como prioridade. Já nessa altura os dias “agentes do futebol” lhe ligavam, a ele e à família, para conseguirem ser seus empresários. Tinha a casa mobilada e recheada à conta do assédio.

Aos 17 anos, Fábio ganhava mais que alguns jogadores do plantel profissional do Sporting, tanto mensalmente como anualmente, quando eram depositados na sua conta mais de 100 mil euros. Aos 17, ainda sem carta, comprou o primeiro carro (Mercedes) e a partir daí foi sempre a decair. Em 4 anos comprou mais de 10 carros de luxo, pagou férias aos seus amigos e em menos de 1 ano “voaram” 300 mil euros.

Depois de todo este ímpeto criado enquanto jogava na formação leonina, os pontos altos da sua carreira enquanto profissional são: todas as colunas de discotecas onde dançou, as centenas de milhares de euros que literalmente desapareceram do seu bolso, as passagens intermitentes pelo Olivais e Moscavide, Trofense, Paços de Ferreira, Real Massamá e… a passagem pelo Chelsea (Avé Jorge Mendes)!

Não esquecer a mediática prestação no programa Splash da SIC, que lhe valeu uma transferência para a 1ª Divisão grega, mas nem assim o nosso jovem Fábio ficou contente com as oportunidades, abandonando a Grécia para ingressar no colosso Oliveirense onde aos 25 anos iria tentar mostrar todo o seu futebol.

Ao fim de 3 meses com apenas um jogo nas pernas pelos Oliveirenses, Fábio Paim abandonou o clube, rumando assim em Janeiro de 2014 ao clube da II divisão chinesa que o acolheu de braços abertos.

Fábio andou nas capas das revistas cor-de-rosa nacionais, ao ter namorado com a filha de Vítor Norte, Sara Norte. Infelizmente a sua relação com a actriz foi tão precoce como o tempo que passa nos últimos clubes por onde têm passado…

Aos 26 anos, o “jovem” português está esquecido para o futebol e cada vez menos pessoas parecem estar dispostas a dar a oportunidade que tantas vezes o ouvimos pedir…

Nota Biográfica: Tiago Ferreira é o fundador da página do facebook – Flops & Flops. Apaixonado por futebol desde criança e com vontade de passar essa paixão a toda a gente, escreve semanalmente para o JUP, numa rúbrica que promete entreter todos os leitores que também se interessam pelo desporto-rei!