Ambas as seleções entraram em campo com duas vitórias nos jogos anteriores. O jogo entre Portugal e Espanha ia decidir qual seria a equipa que se apuraria para as meias finais na primeira posição do grupo A. A Portugal bastava o empate – por ter mais golos marcados -, mas à Espanha só a vitória interessava.
A primeira parte foi controlada por pela equipa das “quinas”. Aos dez minutos de jogo, o número nove dos “ursos”, João Rodrigues, fez o primeiro golo do jogo, após uma assistência de Gonçalo Alves.
Seis minutos depois, num lance de contra-ataque e depois de passar por Pedro Gil, foi a vez de Rafa picar o ponto e fazer o 2 – 0. Só entre os minutos 17 e 19 é que a Espanha conseguiu assustar, mas duas boas intervenções de Nélson Filipe negaram o golo a “nuestros hermanos”.
A segunda parte foi diferente. A seleção espanhola tentou pressionar no campo todo, enquanto Portugal preferiu defender melhor e atacar pela certa. Esta forma de jogar levou a que existissem algumas ocasiões de golo de parte a parte, mas o resultado não se alterou até final.
Com esta vitória, Portugal garantiu o primeiro lugar do grupo A e vai defrontar o segundo classificado do grupo B na meia-final da Taça das Nações, que se vai decidir no final do jogo entre a Argentina e França, este sábado.