Desporto

ANDEBOL: CLÁSSICO TERMINA COM VITÓRIA PARA O FC PORTO

O Futebol Clube do Porto venceu esta quarta-feira o Sport Lisboa e Benfica por 30 - 27, no Dragão Caixa, em jogo da quarta jornada da fase final do Campeonato Nacional de andebol 1.

Foi com lotação esgotada que o Dragão Caixa recebeu o clássico entre o Futebol Clube do Porto (FCP) e o Sport Lisboa e Benfica (SLB).

Belone Moreira, da formação do Benfica, inaugurou o marcador nos instantes iniciais da partida, mas Gustavo Rodrigues, lateral-direito do FCP, conseguiu estabelecer a igualdade (1 – 1).

Próximo do minuto 10, o FC Porto conseguiu, pela primeira vez, dois golos de vantagem (6 – 4), mas os “encarnados” rapidamente recuperaram e passaram para a frente do marcador (6 – 7).

Nos minutos finais da primeira parte, o Benfica esteve em vantagem no marcador (14 – 16) e regressou ao balneário a vencer por 15 – 16.

O segundo tempo começou com equilíbrio entre as duas equipas e com a equipa adversária a marcar primeiro. Jernej Papez, da formação do SLB, marcou na baliza dos portistas e aumentou a vantagem para 15 – 17.

A “águias” seguraram a vantagem nos primeiros dez minutos (19 – 21), mas a equipa da casa estabeleceu a igualdade (21 – 21) e assumiu o comando do jogo. A equipa da casa aumentou a vantagem no marcador, que chegou a ser de quatro golos (28 – 24).

Já no cair do pano, José Carrillo, ponta-esquerda do FCP, fechou o contador a 30 – 27.

Os guarda-redes do FC Porto, Alfredo Quintana e Hugo Laurentino, estiveram em destaque pelas suas intervenções, que acabaram por ser cruciais para o triunfo final dos “dragões”.

Os melhores marcadores da partida foram José Carrillo, do FC Porto, – com sete golos – e Belone Moreira, da formação do Benfica – com oito golos marcados.

Com este resultado, o FC Porto consolidou a liderança do grupo A e soma um total de 49 pontos, mais três em relação ao Sporting Clube de Portugal (SCP), segundo classificado, que derrotou esta quarta-feira em casa o Madeira SAD por 36 – 34.