Desporto

INFOGRAFIA: QUINAS DE OURO 2017

Os melhores portugueses do mundo da bola foram premiados esta segunda-feira na gala das Quinas de Ouro, no Centro de Congressos do Estoril.

Dos homens às mulheres, do futebol ao futsal, o sucesso dos atletas nacionais foi galardoado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) na segunda edição das Quinas de Ouro.

Aos portugueses que escreveram uma nova página na história do desporto, Lisboa atribuiu 16 troféus. Os primeiros aplausos da noite foram para os 23 jogadores da seleção nacional A. A equipa masculina do ano conquistou, em 2016, o título europeu. Cristiano Ronaldo, capitão da formação lusa, Fernando Santos, selecionador que assumiu as rédeas da equipa em França e Renato Sanches, estreante de quinas ao peito, foram também distinguidos.

A destreza técnica de Ana Borges, na construção da qualificação portuguesa para o Euro 2017, na Holanda, valeu à atleta o galardão de jogadora do ano no futebol. Face à presença inédita no Campeonato da Europa, a seleção nacional feminina A conquistou sem surpresa o troféu “equipa feminina do ano”. A capital assistiu ainda à consagração de Ana Azevedo, jogadora do ano no futsal, e Andreia Norton, a revelação do ano.

Ricardinho é presença assídua na seleção nacional de futsal. O jogador do Inter Movistar soma aos bons resultados além fronteiras, o título de “jogador do ano”. Do pavilhão para a praia, também Madjer teve uma palavra a dizer na gala. O capitão da seleção nacional de futebol de praia arrecadou o troféu de “jogador do ano” na modalidade.

As eleições dos treinadores Nuno Dias, no futsal masculino, Teresa Jordão, no futsal feminino, Hélio Sousa, na formação, Ricardo Soares, revelação do ano e Mário Narciso, no futebol de praia, preencheram a noite.

Entre portugueses e estrangeiros, a eleição do “onze do ano” masculino integrou os nomes de Ederson (Benfica); Nélson Semedo (Benfica), Lindelöf (Benfica), Sebastián Coates (Sporting), Alex Telles (FC Porto); Danilo (FC Porto), Adrien (Sporting), Pizzi (Benfica); Gelson Martins (Sporting), Jonas (Benfica) e Mitroglou (Benfica).

As mulheres de Braga e de Alvalade dominaram o “onze do ano”. Rute Costa (Sp. Braga); Matilde Fidalgo (Futebol Benfica), Sílvia Rebelo (Sp. Braga), Bruna Costa (Sporting), Joana Marchão (Sporting); Fátima Pinto (Sporting), Vanessa Marques (Sp. Braga), Andreia Norton (Sp. Braga); Jéssica Silva (Sp. Braga), Diana Silva (Sporting) e Solange Carvalhas (Sporting) foram as escolhidas.

A Gala das Quinas de Ouro não se fez só de desporto. Rita Redshoes e Xutos e Pontapés trouxeram música à capital.

Infografia: Inês Silva Pereira
Infografia: Inês Silva Pereira