Desporto

FUTEBOL CLUBE DO PORTO TERMINA PRIMEIRA FASE DA LIGA NA LIDERANÇA

O Futebol Clube do Porto derrotou esta quarta-feira o Sporting Club da Horta por 28 - 38, nos Açores, em jogo da 26.ª jornada da primeira fase do Campeonato de Andebol 1.

Na última jornada do Campeonato de Andebol 1, o Futebol Clube do Porto (FCP) concluiu a primeira fase na liderança (78 pontos) e com um registo de 26 vitórias em 26 jogos. Esta é a segunda época consecutiva que os dragões finalizam a fase inicial apenas com triunfos.

Daymaro Salina, pivô do FCP, inaugurou o marcador nos instantes iniciais do encontro onde os azuis e brancos foram mais eficazes. O Sporting Club da Horta (SC Horta) não baixou os braços, face ao domínio do FC Porto, e conseguiu o empate (3 – 3) aos cinco minutos.

Durante o primeiro tempo, o FCP conseguiu distanciar-se do adversário no marcador e chegou ao intervalo a vencer por 15 – 23. Os “dragões” entraram para o segundo tempo com a mesma eficácia e domínio no jogo e aumentaram a vantagem no marcador para 20 – 28.

O SC Horta ainda tentou um último esforço, mas não foi o suficiente e o FC Porto fechou o contador com uma vantagem de dez golos (28 – 38). A formação portista, liderada por Ricardo Costa, destacou-se durante o segundo tempo, pelas seis vezes em que esteve com uma vantagem de dez golos sobre a equipa da casa.

Os melhores marcadores da partida foram Hugo Freitas e Edgar Landim, da formação do SC Horta, com sete golos cada, e Leandro Semedo do FCP, com seis golos marcados.

O FC Porto vai integrar o Grupo A, juntamente com o Sporting, ABC, Benfica, Madeira SAD e Águas Santas.

As equipas do grupo A e do grupo B seguem para a segunda fase do campeonato com metade dos pontos alcançados na primeira fase.

Classificação – Grupo A
1º – FC Porto
2º – Sporting CP
3º – ABC UMinho
4º – SL Benfica
5º – Madeira SAD
6º Águas Santas

Classificação – Grupo B
1º – AA Avanca
2º – ADA Maia
3º – Boa Hora FC
4º – Delta Belenenses
5º – Arsenal
6º – SC Horta
7º – AC Fafe
8º – AA São Mamede