Desporto

BASQUETEBOL: FC PORTO DERROTA ILLIABUM E MANTÉM LIDERANÇA

O Futebol Clube do Porto venceu este domingo o Illiabum por 85 - 53 e manteve a liderança para o Sport Lisboa e Benfica.

O Futebol Clube do Porto (FCP) entrou em campo pelo segundo dia consecutivo, depois de uma vitória no sábado frente o Sport Lisboa e Benfica (SLB). Já o Illiabum Clube procurava o mesmo resultado que conseguiu no Dragão Caixa para a Taça de Portugal, onde eliminou a equipa da casa com uma vitória ao cair do pano.

O Porto entrou melhor, com um parcial de 8 – 1 para abrir o jogo, mas permitiu que o Illiabum voltasse a aproximar-se. O primeiro período acabou com uma pontuação baixa (14 – 12), fruto do grande desacerto de ambos os conjuntos na hora de colocar a bola no cesto (25% de lançamentos de campo por parte da equipa da casa, 21,4% para a equipa de Aveiro). A falta de clareza no jogo ficou também demonstrada pelo grande número de perdas de bola, sete para cada lado.

O segundo período viu o ritmo de jogo aumentar, com as duas equipas a apresentarem melhor basquetebol. O equilíbrio foi a nota dominante do período, até à parte final da primeira parte. Uma série de segundas bolas ganhas pelo Porto e um período de menor concentração do Illiabum permitiram aos azuis e brancos sair para o intervalo com uma vantagem de 6 pontos (33 – 27).

O regresso dos balneários trouxe um Porto decidido a acabar cedo com o jogo. A equipa de Moncho López assumiu o controlo da partida, com um ataque dinâmico e uma defesa que pressionou e limitou o Illiabum a apenas dez pontos. Os aveirenses ainda tentaram reagir, mas as alterações táticas feitas na defesa não surtiram efeito e o conjunto da casa conseguiu afastar-se no marcador. O jogo foi para o último tempo com uma diferença de 26 pontos entre as equipas (61 – 37). Destaque para o contributo de Nicholas Washburn e Jeffrey Xavier, dos dois lados do campo.

No quarto período, o Porto continuou a ampliar a vantagem, face a uma equipa do Illiabum que foi abaixo em termos anímicos. A grande diferença pontual permitiu a Moncho López descansar alguns dos jogadores principais da equipa, depois de dois jogos em pouco mais de 24 horas. O resultado final ficou fixado em 85 – 53.

Na próxima jornada, o Futebol Clube do Porto defronta o Vitória Sport Clube , enquanto que o Illiabum Clube vai ao terreno do Galitos Barreiro.