Desporto

HÓQUEI: FC PORTO AVANÇA NA LIGA EUROPEIA

O Futebol Clube do Porto venceu, este sábado, o Sport Athlétique Mérignac Roller Sports por 2 – 6, em França, na segunda volta da fase de grupos da Liga Europeia e apurou-se para os quartos de final da competição.

O FC Porto (FCP) desbloqueou o marcador aos dois minutos de jogo, por intermédio de Vítor Hugo, assistido pelo capitão Hélder Nunes.

Na primeira parte surgiram muitas oportunidades de golo para ambas as equipas, mas tanto o guardião do SA Mérignac (SAM), Loic Chibois, como o portista Carles Grau impediram mudanças no marcador.

A mudança surgiu aos 19 minutos por Guillem Lesca, que estabeleceu o empate na partida.

Sem mais alterações no marcador, a equipa azul e branca apenas voltou à vantagem na etapa complementar. Na sequência de uma cartolina azul mostrada a Antoine La Berre, aos dois minutos, Hélder Nunes converteu um livre direto. Gonçalo Alves aumentou a diferença no marcador para a equipa portuguesa, cinco minutos depois, assistido pelo capitão dos dragões. O 1 – 4 chegou volvidos mais cinco minutos, desta vez pela autoria de Telmo Pinto.

Na segunda parte, a exibição de ambos os guarda-redes voltou a chamar a atenção, mas foi Carles Grau que protagonizou uma das defesas da noite ao travar o livre direto e a recarga de Remi Herman, consequente da décima falta portista. A cinco minutos do final da partida, Ton Baliu inscreveu o seu nome na lista de marcadores, fazendo o 1 – 5 para o FC Porto.

A equipa da casa chegou à décima falta e o guarda-redes Thomas Laboyrie substituiu o guardião Chibois. Laboyrie defendeu o livre direto conduzido por Hélder Nunes, mas não conseguiu travar Rafa que, no minuto seguinte, colocou a bola dentro das redes da equipa francesa numa jogada individual.

Houve ainda tempo para, no último minuto do encontro, o SAM chegar ao segundo golo através de livre direto, devido à 15.ª falta portista, convertido pelo capitão Sylvian Lesca.

Com a vitória por 2 – 6 à equipa que, na primeira volta, conseguiu um empate a uma bola no Dragão Caixa, o FC Porto apurou-se, assim, para os quartos de final da Liga Europeia juntamente com o FC Barcelona (FCB), líder do grupo.

Os dragões vão defrontar o Óquei Clube de Barcelos no primeiro jogo da segunda volta do campeonato nacional, marcado para o próximo sábado.