Desporto

FLOPS DO FUTEBOL: FREDDY ADU, O “PELÉ NORTE-AMERICANO”

DR
DR

Quem será este jovem a quem o Pelé se está a declarar? É o mítico craque do Championship Manager 2003/04, e que chegou a jogar no clube da Luz, Freddy Adu! O mais jovem jogador de futebol a actuar profissionalmente nos EUA, (jogou o primeiro jogo profissional com 14 anos), em 2006 chegou a estar à experiência no Manchester United, mas acabou por não poder fazer nenhum jogo devido à falta de licença de trabalho, um verdadeiro jogador de CM! Transferiu-se em 2007 para o Benfica numa altura em que se falava que o FC Porto estava disposto a oferecer 40 milhões de euros por Didier Drogba, sendo que o avançado da Costa do Marfim continuou nas terras de sua majestade e Adu inundou as capas dos principais jornais desportivos em Portugal e esteve no centro de todas as atenções. Jovem e mediático, Adu era a nova coqueluche do Benfica.

Após 20 jogos no SLB, e com 5 golos marcados, Adu não conseguiu convencer os dirigentes Benfiquistas e não foi aposta para a temporada seguinte. Todas as esperanças e expectativas que os Benfiquistas depositavam no jovem jogador norte-americano caíram por terra quando rumou por empréstimo ao Belenenses onde fez apenas 4 jogos durante toda a temporada, acabando por, nos anos seguintes, ser emprestado ao Aris (Grécia) e ao Rizespor (Turquia), antes de voltar para a terra onde encantou, os EUA. Contratado pelo Bahia em 2013, clube brasileiro onde prometeu “jogar bonito”, o “Pelé norte-americano”, Fredua Koranteng Adu, resolveu seguir as pisadas de muitos outros jogadores que são “jovens promessas” durante toda a sua carreira, ou seja, que ganham esse rótulo enquanto jovens e que não conseguem dar o passo em frente para se afirmarem.

Existiu ainda o rumor de que teria sido registado apenas quando chegou aos EUA com 5 anos de idade. Assim sendo Freddy Adu teria 29 anos de idade nesta altura, em vez dos 24 que constam no seu BI (nada que não tenhamos visto nos últimos anos).

Conhecido por ter despontado tão cedo, pelo contrato milionário com a Nike e por ter namorado com a cantora Jojo, Freddy Adu está de momento empenhado em encontrar um novo clube, visto que ainda em 2013 abandonou o Bahia. Recentemente, teve um período à experiência no Blackpool (Championship inglesa), mas acabou por não convencer os dirigentes do clube inglês, adiando por mais algum tempo o seu regresso ao futebol.

Freddy Adu tornou-se num verdadeiro “flop” à moda antiga, com um início de carreira fulgurante, capaz de deixar o mundo do futebol expectante em relação ao “Pelé norte-americano”, mas que aos 24 anos de idade se encontra sem clube, e mais importante, sem a Jojo… Shame on you!

Nota Biográfica: Tiago Ferreira é o fundador da página do facebook – Flops & Flops. Apaixonado por futebol desde criança e com vontade de passar essa paixão a toda a gente, escreve semanalmente para o JUP, numa rúbrica que promete entreter todos os leitores que também se interessam pelo desporto-rei!

Save