Desporto

HÓQUEI: FC PORTO APROXIMA-SE DO SL BENFICA

O FC Porto Fidelidade derrotou a AD Valongo este sábado, no Dragão Caixa, por 4 - 1, na 12.ª jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins.

A formação do Futebol Clube do Porto (FCP) abriu o marcador com um golo de Gonçalo Alves, à passagem do minuto nove, num lance de contra-ataque, assistido por Jorge Silva. No minuto seguinte, invertem-se os papéis. Gonçalo Alves assiste para o golo de Jorge Silva e amplia o resultado para 2 – 0.

A seis minutos do final da primeira parte, Guilherme Silva reduz para 2 – 1, mas ainda antes do intervalo, Gonçalo Alves bisa e repõe os dois golos de vantagem com que os dragões foram para intervalo.

No segundo tempo, é dos azuis e brancos a primeira grande oportunidade, aos 35 minutos, num livre direto a punir um cartão azul mostrado a João Almeida. Na sequência do livre, Hélder Nunes acerta no poste. Durante os dois minutos de powerplay, Gonçalo Alves faz o hat trick e o 4 – 1.

Nos momentos finas da partida, houve um livre direto para cada lado. Rúben Pereira tentou punir a décima falta do FC Porto, mas falhou. Rafa seguiu o mesmo caminho, depois de João Almeida ser punido com o segundo cartão azul.

“Sinceramente, acho que o resultado foi justo e, se calhar, tivemos ocasiões para alargar o resultado. O Valongo também teve, não em quantidade, mas algumas ocasiões claras para marcar mais algum golo”, disse Guillem Cabestany, treinador dos dragões, em declarações ao JUP. O técnico referiu ainda que conhecia a qualidade do adversário e que era “uma equipa que corre muito e que cria muitas oportunidades”. Guillem afirmou ainda que ficou” satisfeito com o jogo que fizeram e com o controlo que tiveram”.

Já o número nove dos dragões, Rafa, admite que “o Benfica está no lugar onde os portistas querem estar” e promete “continuar a trabalhar” para ser campeão.

Com esta vitória e a derrota do Benfica frente à UD Oliveirense, o FC Porto Fidelidade aproxima-se do primeiro lugar, com uma diferença de dois pontos para atual líder. No próximo sábado, às 19:00, os azuis e brancos deslocam-se a Famalicão para defrontar o Riba d’Ave, para a 13.ª jornada do Campeonato Nacional.