Desporto

NOITE DE GALA PARA O DESPORTO UNIVERSITÁRIO

O Estádio Universitário vestiu-se a rigor para a oitava edição da Gala do Desporto a Universidade do Porto, na passada quarta-feira. A cerimónia, realizada do Dia Mundial do Desporto Universitário, homenageou os estudantes que obtiveram os melhores resultados desportivos.
Fotografias por Inês Silva Pereira

A noite foi inaugurada com um discurso do Reitor da Universidade do Porto (UP), Sebastião Feyo de Azevedo: “Faço votos para que, este ano letivo, a Universidade do Porto continue a bater recordes desportivos.”

Pelo palco passou, também, Fernando Remião, Pró-Reitor para a Inovação e Pedagógica e Desporto da Universidade do Porto: “Testemunhar o empenho e a capacidade dos estudantes em ultrapassar as suas próprias limitações para atingir objetivos é, para mim, uma lição de humildade e de grande aprendizagem.” Fernando Remião aproveitou, ainda, para enfatizar que o “desporto universitário traz fatores éticos e de cidadania importantes na formação académica e no futuro profissional.”

A sessão prosseguiu com um discurso do presidente da Federação Académica do Porto (FAP). Daniel Freitas vincou a “capacidade transformadora do desporto no mundo”: “cada gota de suor, cada vitória, cada expressão de empenho e motivação são os elementos chave que permitem dar a conhecer aos líderes que o desporto universitário é uma verdadeira escola de disciplina, entreajuda e respeito.”

 

“A entrega, esforço e dedicação dos estudantes e treinadores que representaram a Universidade é um motivo de orgulho”, começou por dizer, Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP). No discurso de encerramento, houve ainda tempo para Bruno Almeida anunciar formalmente que a Universidade do Porto, em parceria com a FAP e com o Instituto Politécnico do Porto, apresentou uma candidatura à FADU para organizar o Campeonato Europeu de Basquetebol 3×3 em 2017. Em declarações ao JUP, o responsável justificou a proposta: “Tornamo-nos numa das referências a nível da competição universitária nacional”, com um “trabalho consolidado nessa área.”

Na época desportiva 2015/2016 centenas de estudantes representaram a UP em território nacional e além-fronteiras. Os que vestiram a camisola da casa arrecadaram 229 medalhas (92 de ouro, 66 de prata e 71 de bronze) nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) e somaram uma medalha de bronze, na modalidade de Rugby 7 Feminino, nos Jogos Europeus Universitários, na Croácia.

Os triunfos desportivos dos estudantes-atletas e treinadores ao longo do ano foram reconhecidos pela Universidade do Porto através da atribuição de prémios em 10 categorias:

Atleta feminina do ano: Vânia Neves (natação)

Atleta masculino do ano: Jorge Castro (canoagem)

Modalidade individual do ano: Ténis de Mesa

Modalidade coletiva do ano: Rubgy 7 feminino

Instrutor do ano: Miguel Medeiros (natação)

Revelação do ano: Francisca Villas-Boas (ginástica)

Reconhecimento desportivo: Isaac Lopes (atletismo)

Técnico do ano: Ricardo Cardoso (remo)

Estudante carreira desportiva: Ana Torres (ténis de mesa)

Mérito excelência: Jorge Olímpio Bento (antigo diretor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)