Desporto

ESTUDANTE DA UNIVERSIDADE DO PORTO GARANTE QUALIFICAÇÃO OLÍMPICA

Vânia Neves obteve, esta sexta-feira, a qualificação para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em natação de águas abertas.
Fotografia por Luís Filipe Nunes

A nadadora Vânia Neves confirmou a estreia nos Jogos Olímpicos depois de Charlotte Webby ter falhado os requisitos mínimos exigidos pela Federação Neozelandesa de Natação. A atleta, aluna da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), foi 16ª classificada na FINA Marathon Swimming Olympic Games Qualification Tournament, em Setúbal.

Em comunicado, a Federação Portuguesa de Natação (FPN) anunciou que “a nadadora do Fluvial Portuense viu a sua presença na competição de águas abertas dos Jogos Olímpicos confirmada após a direção da FPN (Federação Portuguesa de Natação) receber o convite da FINA (Federação Internacional de Natação) e aceitar o parecer positivo da direção técnica nacional da FPN.”

Em declarações ao JUP, a nadadora de Vila do Conde não esconde o entusiasmo da primeira qualificação: “sinto que estou a viver um sonho e parece que tudo é bom demais. Este foi sem dúvida o culminar de muitos anos de dedicação, esforço e abdicar de muitas coisas, mas tudo vale a pena quando vemos o nosso nome na listagem para os Jogos.” “Fazer a melhor prova possível nos Jogos” é o objetivo da atleta portuguesa.

Ao JUP, Vânia confessa que “a maior dificuldade vai ser a ondulação. As condições em que se vai realizar a prova são muito duras e de uma enorme exigência.”

A prova olímpica de natação de águas abertas vai realizar-se na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro, a 15 de agosto.