Desporto

ESPECIAL EURO 2016: PERFIL DO SELECIONADOR DE PORTUGAL

Fernando Santos está ao comando da seleção nacional desde setembro de 2014. Paulo Bento foi o antigo selecionador.

O técnico português orientou o Benfica, o Sporting e o Porto. Em 2010 foi anunciado como selecionador da Grécia e em 2014 assumiu o cargo de treinador da equipa das quinas.

Com Fernando Santos como técnico, a  seleção portuguesa conseguiu o apuramento para o Campeonato Europeu de Futebol, em França, ao conquistar sete vitórias em sete jogos. Para o Euro 2016, o selecionador desenhou um esquema tático ofensivo em 4x3x3. Fernando Santos definiu também como objetivos a serem trabalhados pela formação lusa: assumir um maior controlo de jogo, dar solidez defensiva à equipa, através de movimentações em bloco, e ter posse de bola mais tempo, para acionar os avançados ou até os laterais de perfil ofensivo que exploram os corredores (Raphael Guerreiro e Cédric).

Portugal defronta a Áustria, hoje, pelas 20h00, de Portugal continental, em Parc des Princes, Paris, França. O onze inicial já foi divulgado: Rui Patrício, Vieirinha, Pepe, Ricardo Carvalho, Raphael Guerreiro, William Carvalho, João Moutinho, André Gomes, Nani, Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma.