Desporto

NUTRIÇÃO NO DESPORTO: O USO DE SUPLEMENTOS

É quase impossível falar da nutrição no desporto sem abordar o tema dos suplementos. São essenciais? São suficientes para melhorarmos a nossa condição física? Podemos escolher qualquer suplemento? Quais são os que funcionam melhor?

O uso de suplementos depende do atleta, do objetivo, do fator económico e mais importante, depende da alimentação. Muitas das vezes suplementa-se sem que haja cuidados nutricionais. Existem três pontos essenciais para um desportista: treino, descanso e alimentação, só depois destes três pontos funcionarem bem é que é caso para se pensar em suplementar.

Um suplemento serve para complementar a alimentação e não substitui uma boa alimentação. Muitos são os suplementos que se vendem e o seu efeito fica aquém do esperado, contudo cada corpo é um corpo, e adaptam-se de forma diferente. Por isso mesmo, a escolha de um suplemento deve ser feita tendo em atenção o seu efeito, segurança e se existe evidência científica.

Há ainda que ter em atenção que nem todos os suplementos têm efeitos ergogénicos (que aumentam o rendimento físico) e que podem prejudicar a saúde, por isso devem ser prescritos por pessoas qualificadas de forma a resultarem num maior benefício.

Se existe um TOP de suplementos que funcionam ou não? Fica uma imagem que se baseia na evidência científica no que se refere aos suplementos. Numa próxima rubrica falarei dos suplementos para aumentar a massa muscular.

SUP

 

 

Save