Desporto

#8 ESPECIAL CAMPEONATOS UNIVERSITÁRIOS: FUTEBOL DE 7 E DE PRAIA

O Futebol move massas de adeptos por todo o mundo, quer seja nos relvados ou na praia. No mundo académico, estudantes de desporto, economia e engenharia defendem anualmente as cores da Universidade do Porto nos Campeonatos Nacionais Universitários.
Fotografia por Catarina Sampaio (CDUP)

O futebol é dos desportos mais praticados em todo o mundo. Move multidões, transmite valores e alegra quem o pratica.

Sofia Rios integra a equipa feminina de Futebol de 7 desde a sua génese (2010/2011) e enverga, há cinco anos consecutivos, a braçadeira de capitã. Em declarações ao JUP, a atleta partilha o compromisso que assume com as colegas: “Temos um grupo coeso, com grande noção de responsabilidade, o que facilita o meu papel.” Nos últimos dois anos, o grupo conquistou a medalha de ouro no Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) de Futebol de Praia, no qual a Universidade do Minho (UM) terminou em segundo lugar e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) em terceiro. Quando o assunto são os CNU, Sofia não tem dúvidas: “É uma experiência fantástica e confesso que é uma das competições que mais admiro, pelo espírito que a envolve”.

No que toca à pressão, a tetracampeã nacional universitária (2011/2012 a 2014/2015) confessa ao JUP que esta é uma constante. “É um fator intrínseco desde que conquistamos o primeiro título de campeãs nacionais”, explica. Aliada à pressão está “o facto de a competição ter melhorado o nível competitivo de ano para ano”, o que a obriga “a trabalhar mais, para poder manter os bons resultados.” “É difícil chegar ao topo, mas o mais difícil é manter o nível”, remata a atleta.

Em 2015, a vitória no CNU garantiu à equipa a participação no 11º Campeonato Europeu Universitário em Osijeka, na Croácia. Numa competição que reuniu cinco equipas universitárias da Europa (Rússia, França, Alemanha, Noruega e Croácia), a Universidade do Porto garantiu o ouro para Portugal. “Fomos presenteadas com o primeiro lugar, o que para muitas de nós foi um sonho realizado”, confessa Sofia.

Relativamente aos objetivos delineados para o ano de 2016, a estudante da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) espera “em primeira instância ganhar o CNU de Futebol de 7 e, posteriormente defender o título de Campeãs da Europa nos EUSA GAMES, em Zagreb.”

Os treinos da equipa feminina de Futebol decorrem nas instalações da Faculdade de Desporto da UP, às segundas-feiras, entre as 12h30 e as 14h00.

 

Já para os homens, praticar futebol não é novidade. José Martins é o capitão da equipa masculina e vai participar pelo terceiro ano nos CNU. Ser o líder do grupo é algo que não lhe traz “qualquer tipo de pressão”. A razão é simples: “Estou a fazer aquilo que mais gosto – jogar futebol – por isso a minha única preocupação passa por me divertir. Fazendo-o com companheiros e amigos, torna-se tudo muito mais fácil”, conta ao JUP.

Num mundo em que o futebol é o desporto que mais multidões arrasta, José considera que, ainda que procure sempre a vitória, o mais importante é “passar os valores de transcendência e de superação” algo que, “enquanto formandos em Desporto, tem que se ter consciência”.

Este ano, a equipa em que José compete não se qualificou como cabeça-de-série, no entanto a confiança nos jogadores permanece: “Tenho plena confiança na qualidade de todos nós, bem como do nosso técnico, pelo que acredito que pudemos chegar muito longe e alcançar o título que nos fugiu o ano passado”. Garante, ainda, que competir nos CNU é uma experiência positiva: “estas provas salientam um grande espírito de união entre colegas, permitindo também o aproximar de faculdades, promovem o desporto universitário, a saúde e o bem-estar”.

Ano após ano, mudam-se os jogadores, mas permanecem as ideias em elevar o nome e os valores da equipa, que vão ser sempre defendidos pelos atletas. “A renovação de equipa é algo natural ao longo dos anos, mas por muito que mudem os atletas, o espírito e a responsabilidade serão sempre os mesmos”, explica o atleta.

Os treinos da equipa masculina de Futebol 7 realizam-se de segunda a sexta-feira, entre as 13h00 e as 14h30 na FADEUP.

O Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Futebol 11 tem data marcada para 22 de abril, em Lisboa. O de Futebol 7 realiza-se a 17 de maio, em Faro. Já o Futebol de Praia está agendado para sete de junho, na Praia da Apúlia, em Esposende.