Desporto

NUTRIÇÃO NO DESPORTO: O CAFÉ, A CAFEÍNA E O TREINO

O café contém cafeína, que reduz a perceção de esforço e de fadiga, aumentando o rendimento físico. No entanto, o seu consumo deve variar consoante o treino e o atleta.
Fotografia por Yo Aguilar (Flickr)

O café é consumido e apreciado por muitos, seja em contexto social ou não, e pode ser um grande aliado ao teu treino devido à sua composição.

Mas sabes realmente qual é a composição do café? É composto por vitaminas, minerais, compostos fenólicos e alcaloides. E é nos compostos alcaloides que se encontra a substância que poderá ter um efeito benéfico no teu treino, a cafeína.

A cafeína tem um efeito ergogénico, o que significa que pelas suas propriedades fisiológicas ou farmacológicas aumenta o rendimento físico. É, dessa forma, um estimulante do sistema nervoso central e associa-se a uma redução da sensação de sono/fadiga. Por esta razão, é benéfica para o treino, porque é capaz de reduzir a perceção de esforço e fazer-nos dar um pouco mais no treino, sendo muito eficaz em desportos de endurance.

Mas qual é a quantidade certa de cafeína? Cerca de 3-6mg/kg parece ser o suficiente para os efeitos positivos no rendimento desportivo (cada café tem cerca de 77 mg). Deve ser ingerida pelo menos uma hora antes do treino, ou em quantidades menores e de forma repartida ao longo do treino ou prova, sendo esta opção viável apenas para exercícios ou provas prolongadas. Devemos ter em atenção também o consumo excessivo, que pode levar a insónias, nervosismo e elevação da pressão arterial.

Contudo há que alertar para a tolerância que se tem à cafeína, ou seja, se estivermos a falar de praticantes de ginásio e do seu consumo em treinos não há qualquer problema, no entanto quando se fala em atletas, esta abordagem deverá ser guardada para momentos de provas/jogos para obter maior benefício. Nunca esquecer que os efeitos diferem de individuo para individuo, por isso a primeira experiência não deverá ser num dia de prova, mas sim em treinos.

Para quem não gosta de café, a cafeína está presente em outros alimentos, como por exemplo géis desportivos, chocolate, bebidas energéticas e chás.

Só um pequeno conselho: não te esqueças de retirar aquele pacote de açúcar que vem sempre ao lado do café. A tua saúde agradece.