Desporto

GINÁSTICA ACROBÁTICA: PORTUGAL CONQUISTA DUAS MEDALHAS DE PRATA NA TAÇA DO MUNDO

Portugal conquistou duas medalhas de prata na segunda etapa da Taça do Mundo de ginástica acrobática. A prova realizou-se no domingo, no Complexo Municipal de Ginástica da Maia, juntamente com a 10ª edição do Maia International Acro Cup (MIAC).

Considerada, em 2014, Cidade Europeia do Desporto, a Maia recebeu a maior prova mundial de ginástica acrobática. A comitiva portuguesa fez-se representar pelo trio feminino formado por Joana Patrocínio, Susana Pinto e Jéssica Correia e pelo par misto composto por João Martins e Madalena Carlos.

As três ginastas conquistaram a medalha de prata, numa prova em que o primeiro lugar do pódio foi, por uma centésima, ocupado pela Inglaterra. “Sabíamos que tínhamos hipóteses de ir ao pódio. É uma medalha de prata com sabor a ouro”, afirma Susana. Em declarações ao JUP, Joana Patrocínio refere que a preparação para esta competição exigiu “treinos intensos e correção de erros provenientes da Taça do Mundo na Bélgica.” O trio somou um total de 20,90 pontos

Já o par misto arrecadou também a medalha de prata, atrás dos atletas russos. A competir pela segunda vez na Taça do Mundo, João Martins e Madalena Carlos, reconhecem a qualidade adversária: “equipas como a França e a Rússia são grandes potências na ginástica.” Ao JUP, a ginasta garantiu ter sido uma prestação que “correspondeu aos objetivos delineados para a prova”. João concorda: “Tanto nós, como os nossos treinadores, acreditamos que a prestação esteve à altura das expectativas”, defende.

No que diz respeito ao MIAC, o Acro Clube da Maia foi, de todos os clubes participantes, o que arrecadou mais medalhas: cinco de ouro e duas de prata.

As provas reuniram mais de mil atletas provenientes de 21 países de todo o mundo, batendo o recorde de participação. A organização ficou à responsabilidade, uma vez mais, da Federação de Ginástica de Portugal e do Acro Clube da Maia, com o apoio da autarquia.

A equipa lusa de ginástica acrobática inicia agora a preparação para o campeonato do mundo na China.