Cultura

EM NOITES FRESCAS DE VERÃO, O CINEMA É AO AR LIVRE EM VISEU

O festival Cinema na Cidade, promovido pelo Cine Clube de Viseu, volta a promover exibições de filmes em vários espaços da cidade. Este ano, há cinema entre os dias 29 de julho e 2 de agosto. Por Salomé Santos.

O Cine Clube de Viseu divulgou o programa do Cinema na Cidade, que se realiza na Praça D. Duarte nos dias 29, 30 e 31 de julho e nos claustros do Museu Nacional Grão Vasco nos dias 1 e 2 de agosto. As noites de cinema são organizadas pelo Cine Clube de Viseu desde 1982. Este ano, o programa contempla cinco filmes para todos os gostos.

Na primeira noite, é projetado o filme de animação Ernest & CelestineVerão 1993, um “filme autobiográfico” que corresponde à primeira longa-metragem da realizadora espanhola Carla Simón, vai tomar conta da segunda noite do festival.

O coração da cidade de Viseu vai poder contar ainda com a exibição de clássicos do cinema. O musical Os Chapéus de Chuva de Cherburgo (1964), de Jacques Demy – um dos nomes maiores da Nouvelle Vague – e a comédia A Ultrapassagem (1962), de Dino Risi, preenchem as noites de 31 de julho e 1 de agosto, respetivamente.

O realizador Tiago Pereira vai estar presente na última noite de cinema ao ar livre para a transmissão do filme Os Cantadores de Paris (2017). A sessão vai ser acompanhada, ao vivo, pelo grupo de cante alentejano As Ceifeiras de Pias.

Todas as sessões têm início às 21h30 e são de entrada gratuita.

A grande tela ao ar livre atrai, todos os anos, viseenses e turistas apaixonados pela sétima arte. O Cinema na Cidade, uma iniciativa cultural de grande tradição e expressão, pretende, assim como em edições anteriores, manter o coração da cidade de Viseu atrativo e dinâmico, conquistando a população e incentivando o turismo.

Artigo da autoria de Salomé Santos.