Cultura

LADIES, WINE AND DESIGN: UM EVENTO PARA DESBLOQUEAR

Ladies, Wine and Design ganha forma todos os meses na cidade do Porto, com um evento que pretende unir personalidades criativas, profissionais ou estudantes da área do design. Por Joana Novo.

“Somos mulheres com ‘comichões’ saudáveis, que querem impulsionar o seu percurso profissional e que valorizam também o esforço e mérito das suas colegas. Somos uma plataforma onde se criam novas amizades e onde se partilham dores de crescimento'”, responde Mafalda Remoaldo ao JUP quando abordada sobre o que esta comunidade Ladies, Wine and Design é.

Fundada por Jessica Walsh, uma designer nova-iorquina de renome, LadiesW&D expandiu-se por vários pontos do globo numa tentativa de criar colaborações entre mulheres e reconhecer a sua presença num mercado de trabalho que parece estar marcado pela presença masculina.

No Porto, o grupo de organizadoras tem-se renovando ao longo do tempo. Mafalda Remoaldo é o elemento da equipa atual com a presença mais duradoura na dinamização da plataforma. Ao lado dela estão Beatriz Costa, Laura Rodrigues e Mariana Simões, estudantes da Faculdade de Belas Artes do Porto (FBAUP). Entre as suas tarefas contam-se a cobertura de cada evento, a gestão das redes sociais e o estabelecimento de contacto com os convidados especiais e os espaços – sempre diferentes a cada mês – onde o evento terá lugar.

“A maior dificuldade é conseguirmos garantir a consistência da experiência de cada vez que fazemos o evento, ou seja, repetir o que resultou bem nas edições anteriores e procurar novas formas de lhe acrescentar valor”, aponta Mafalda Remoaldo, sublinhando a “ginástica” que um evento com estas dimensões, organizado por quatro mulheres trabalhadoras-estudantes, requer. Beatriz Costa e Laura Rodrigues referem que o dia do evento é o mais atarefado: “apesar de só começar às 19h00, é um dia inteiro para preparar tudo. Das 16h00 até à meia-noite, são oito horas – um dia de trabalho”.

A estrutura do evento vai variando, sendo o mais regular aquele que é feito em formato de palestra. Mariana Simões, uma das organizadoras, fala sobre como o objetivo é cruzar áreas e criar ligações, e relembra que um dos seus eventos preferidos foi aquele em que a chef Joana Sousa foi convidada a falar sobre como podemos evocar memórias pela arte da pastelaria. Ladies, Wine and Design não é “só designers”; é empowerment feminino que passa pela partilha de ideias que possam ter um impacto no design.

O evento é lançado no Facebook e no Instagram. Segundo Beatriz Costa, “são abertos alguns números de inscrição, porque não queremos ter gente a mais ou gente a menos, mas tem crescido uma comunidade interessante, e a partir do primeiro evento, as pessoas acabam por chamar amigos”. Laura Rodrigues diz que “há pessoas que já vêm independentemente do tema do evento”.

No passado dia 29 de abril, foi feito um Portfolio Review. A noite teve lugar no Land, um espaço de co-working em Cedofeita, onde os participantes estavam divididos em quatro mesas dedicadas a quatro áreas diferentes: design gráfico, ilustração, motion e UX/UI. Maria João Macedo (design gráfico), Ana Seixas (ilustração), Filipa Kinimoto (motion) e Cristina Ribeiro (UX/UI) foram as convidadas a percorrer cada portefólio e dar feedback.

Rafaela Canito foi uma das participantes e, por vir a três edições anteriores de forma consecutiva, já é familiar às organizadoras, trocando palavras de boa disposição. Ao JUP, a participante justifica a sua frequente adesão aos eventos como sendo uma forma de aprender “coisas da nossa área e de outras áreas que nos dão mais força”. Para Canito, “mudar de espaço e conhecer pessoas novas que vêm a acrescentar mais ao design” é essencial, visto que não conhece muitas mulheres na sua área e tem “pena disso”.

Como ela, a sala está também preenchida de estudantes de Design que se esforçam por perceber o que as empresas procuram e como é que podem melhorar o seu portefólio. Lia Araújo, uma das participantes e estudante de Design e Comunicação na FBAUP, afirma que “esta é uma boa forma de começar e de melhorar” aquilo que já tem.

Num evento com comida, vinho, jogos para quebrar o gelo e discussão de ideias, Ladies, Wine and Design tem o objetivo de desbloquear, inspirar e fomentar conversas profissionais e pessoais, cuja essência nunca poderia existir sem uma plataforma que a incita e explora.