Cultura

UM DIA DE DA VINCI NO PORTO

A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto homenageia Leonardo Da Vinci com a exposição da obra "Rapariga Lavando os Pés a uma Criança", a única peça do artista em Portugal. Estará em exibição na próxima quinta-feira no Pavilhão de Exposições da FBAUP. Por Rui Miguel.

A passagem de 500 anos sobre a morte do mestre renascentista Leonardo da Vinci é assinalada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) com a exposição da obra Rapariga Lavando os Pés a uma Criança.  O desenho é a única peça de Da Vinci em Portugal e a última vez que foi exposta data de 2012.

A exposição incluirá ainda elementos escritos de familiarização entre o público e a obra; o visitante terá a possibilidade de consultar documentos para perceber a importância do desenho, para ficar a conhecer melhor a história da “viagem” que trouxe até ao Porto o trabalho de uma das maiores figuras da história da arte.

Sem que seja possível chegar a uma conclusão definitiva, é plausível pensar que a obra terá chegado à cidade Invicta pelas mãos de alunos da antiga Academia Portuense de Belas Artes. Estudantes em intercâmbio em escolas italianas terão tomado posse do desenho no decorrer do século XIX.

Já nos arquivos da escola de Belas-Artes do Porto, a peça foi exibida pela primeira vez em 1962. Com a convicção de que o trabalho seria de Raffaellino da Reggio, a obra integrou uma exposição com o nome de Desenhos dos Séculos XVI a XIX. Apenas em 1978 é que se tornou público que a Academia do Porto tinha em mãos um trabalho “perdido” de Da Vinci. Num artigo intitulado An Unknown Drawing by Leonardo da Vinci (publicado na revista Apollo), Philip Pouncey corrige a antiga atribuição e clarifica a questão da autoria do desenho.

Uma vez descoberto o verdadeiro autor, a obra tem andado em deslocações constantes pelos mais importantes museus do mundo. Após a pequena mostra de dia 2 de maio, a peça seguirá para Paris, onde integrará uma exposição no Louvre que assinala os cinco séculos do desaparecimento de Leonardo Da Vinci. Estando de regresso apenas em outubro, e não sabendo quando voltará a ser exposta ao público portuense, não custa relembrar que qualquer interessado poderá contemplar a obra de forma gratuita, no Pavilhão das Exposições da FBAUP, das 11h00 às 20h00 de quinta-feira, estando o período das 9h30 às 11h00 reservado a estudantes, docentes e não docentes da faculdade.