Cultura

TOOL REGRESSAM A PORTUGAL EM 2019

A banda norte-americana tem encontro marcado com os fãs portugueses na Altice Arena, a 2 de julho de 2019. O concerto vai ser um dos mais sonantes do ano.

Os Tool são uma das maiores bandas de metal progressivo mundiais, e hoje anunciaram que a sua tour europeia de 2019 vai encerrar com um concerto na Altice Arena, a 2 de julho. Na cena musical desde 1990, eles contam com Maynard James Keenan como vocalista, Adam Jones na guitarra, Danny Carey na bateria e Justin Chancellor no baixo – membro que substituiu Paul D’Amour em 1995. Apesar de cada um dos quatro já ter colaborações com outros atos no currículo, Maynard destaca-se ainda pelo seu trabalho nos grupos A Perfect Circle e Puscifer.

Tool.
Tool.

A última visita dos Tool a terras lusitanas deu-se em 2006, no então Pavilhão Atlântico. Esse foi o ano em que divulgaram o álbum 10.000 Days. No concerto de julho, espera-se que já apresentem músicas do novo trabalho – que já foi anunciado mas continua no segredo dos deuses (ainda nem a data de lançamento é conhecida).

Esta é uma banda conhecida por produzir música no seu tempo próprio. Os álbuns longos, cheios de ritmos complexos e evoluções sonoras, aliados a diversas artes visuais, fazem com que sejam incluídos em diversos géneros musicais. Na verdade, possuem um estilo próprio e transcendente aos demais.

Quem não os conhece (ou quem apenas os quer recordar) pode sempre começar a densa jornada ao ouvir as quatro composições seguidas, em jeito de preparação para o que aí vem. Undertow, de 1993, Ænima, de 1996, e Lateralus, de 2001; são estes os antecessores de 10.000 Days. Para aqueles para quem estes LPs não são suficientes, há ainda uma compilação, Salival, e dois EPs, 72826 e Opiate.

Esta é uma banda que já conta com três Prémios Grammy e 20 milhões de cópias vendidas, mas que ainda tem muito para dar. Para julho, para além de músicas do projeto que está a ser produzido há 11 anos, pode esperar-se um elaborado espetáculo visual e uma setlist cuidadosamente escolhida.

Antes de chegar a Lisboa, o grupo passa pela Alemanha, República Checa, Áustria, Polónia, Itália, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Suíça e Espanha. Os bilhetes estarão à venda esta quinta feira (25 de outubro), pelas 10h00.

Os preços dos bilhetes já foram divulgados pela Everything is New.
Os preços dos bilhetes já foram divulgados pela promotora Everything is New.