Cultura

SOMALI YACHT CLUB E STONED JESUS: MAIS STONER ROCK NO HARD CLUB

Começa a entrar na reta final um ano recheado de grandes concertos, e é já no fim do mês que mais dois vão marcar a cidade do Porto. Ucranianos em dose dupla fazem em outubro uma noite que fará relembrar um Sonic Blast de agosto. Por Francisco Cardoso.

Dois regressos bem esperados vão marcar a noite de Halloween na baixa portuense. Tratam-se dos Somali Yacht Club e dos Stoned Jesus: duas bandas vindas do leste europeu, com novos álbuns na bagageira, e prontas para os apresentar a um público que já sabe bem a onda que o espera. Lá fora a noite poderá estar repleta do espírito da Noite das Bruxas, mas dentro da Sala 2 do Hard Club vai ser o stoner rock a dominar.

Os ocasionais concertos de stoner ou psych rock já não são novidade para o público português; o género é já muito presente nas salas de espetáculos, bem como nos festivais de verão. Ainda no ano passado, os Stoned Jesus, antes de pisarem o palco a que vão regressar neste próximo dia 31, passaram pelo Reverence Valada e pelo Sonic Blast Moledo.

No entanto, a dose dupla vinda da Ucrânia será novidade para muitos. Os Somali Yacht Club querem agraciar a plateia com trabalhos do seu LP de 2017, The Sea, e a banda acompanha os quase veteranos Stoned Jesus na apresentação do seu disco acabado de sair, Pilgrims. O novo álbum do trio apresenta uma sonoridade bem distinta dos projetos anteriores – com grande destaque para o clássico Seven Thunders Roar. Faz-se ouvir outra personalidade da banda, com temas mais obscuros, em contraste com o anterior stoner que lembrava bandas manchadas pelo deserto californiano (como Kyuss ou Fu Manchu).

Esta vai ser sem dúvida mais uma grande noite de música na Invicta. A festa acontece dia 31, no Hard Club, e no dia seguinte as bandas viajam à capital, para uma atuação no RCA Club. Os bilhetes estão à venda a partir de 15€.