Cultura

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PRÉMIO SOPHIA ESTUDANTE 2018

As inscrições para o Prémio Sophia Estudante 2018 decorrem até ao dia 2 de novembro.
A cerimónia vai ter lugar no Teatro Municipal Rivoli e tem como objectivo a promoção do cinema estudantil.

As candidaturas para a 5ª edição do Prémio Sophia Estudante 2018 estão oficialmente abertas. A cerimónia celebra-se pela primeira vez no Porto, no dia 13 de dezembro, e é promovida pela Academia Portuguesa de Cinema. As curtas-metragens são o ex libris do evento, que visa a promoção do cinema estudantil ao distinguir curtas-metragens realizadas por alunos de estabelecimentos do ensino superior e técnico em Portugal.

Os estudantes podem inscrever-se até ao dia 2 de novembro aqui, e tudo o que têm de fazer é enviar duas obras, com a duração máxima de 20 minutos, para cada uma das seguintes categorias: ficção, documentário, animação e experimental. Ainda nesse dia serão revelados os nomeados, e a 13 de dezembro podem conhecer-se os três primeiros classificados nas diferentes categorias. O prémio para estes alunos é um certificado, e o vencedor de cada categoria recebe ainda um Troféu Sophia Estudante. Este ano, e pela primeira vez, também será entregue o prémio para Melhor Cartaz.

Os premiados do evento serão avaliados pelo Júri dos Prémios Sophia, que selecionará quatro estudantes para a derradeira cerimónia, a acontecer em março de 2019. Aí, a curta-metragem vencedora é premiada com cinco mil euros, material de iluminação e imagem, para que possa produzir uma nova curta-metragem.

A 5ª edição dos Sophia Estudante vai ter duas masterclasses sobre o tema “O Som no Cinema”. A primeira será lecionada por Nelson Ferreira (editor de som que nomeado nos Óscares de 2018 na categoria de Melhor Edição de Som pelo filme The Shape Of Water) e a segunda por Tom Fleishman (misturador de som que ganhou um Óscar em 2012, na categoria de Melhor Edição de Som pelo filme Hugo).

Os interessados em participar podem consultar aqui o regulamento.