Cultura

SUMOL SUMMER FEST: O REGRESSO DO HIP HOP À ERICEIRA É JÁ AMANHÃ

O Sumol Summer Fest volta à Ericeira nos dias 6 e 7 de julho e conta com grandes nomes do Hip Hop. Por: Inês Pinto

O festival, nascido na Ericeira em 2009, avança este ano para a sua nona edição e promete um fim de semana «Wild», repleto de música, praia e campismo (para os mais aventureiros). O cartaz oficial da edição de 2018 não ficou atrás dos anteriores e assegura um conjunto heterogéneo de artistas de Hip Hop, Rap e R&B.

No primeiro dia do festival vai subir ao palco French Montana, Summol Summer Clash, Wet Bed Gang e April Ivy. Já no segundo dia vai ser possível assistir aos concertos de Joey Bada$$, The Jillionare, Vic Mensa, Piruka e Pongo.

O palco Quicksilver Boardriders é o epicentro do talento nacional do festival. No dia 6, é pisado por Fresh P (DJ Set), Dois Brancos & Um Preto e Cupcake Mafia. No último dia, o mesmo palco conta com os artistas Sensi (DJ Set), Projecto BUG e Mike Lyte.

A partir das 17h do dia 6 já é possível entrar no recinto e desfrutar de todas as atividades. Para os campistas, as tendas podem ser montadas a partir das 8h do dia 6 e desmontadas até às 12h do dia 8. Os concertos do palco Quicksilver Boardriders começam às 17h de cada dia, e os do palco Sumol iniciam por volta das 20h.

São várias as maneiras de chegar ao Ericeira Camping, local onde o festival vai decorrer, seja de carro, comboio, autocarro ou avião (para Lisboa). Contudo, o Sumol Summer Fest oferece, pelo terceiro ano consecutivo, uma parceria com a XTravel – o XBus, que transporta os festivaleiros de todas as capitais de distrito até ao Ericeira Camping. Além disso, existem, ainda, os shuttles gratuitos da Mafrense, que fazem o transporte do Terminal Rodoviário para o Ericeira Camping e do mesmo para a Praia de Ribeira D’Ilhas. Os shuttles estão disponíveis de 60 em 60 minutos das 12h15 às 16h40, nos dias 6 e 7, e de 30 em 30 minutos das 10h15 às 12h32, no dia 8.

À semelhança dos últimos anos, o Sumol Summer Fest vai continuar a fornecer alternativas sustentáveis para reduzir o impacto ambiental do festival – na edição deste ano, todos os copos do recinto serão biodegradáveis. Em 2017, foi, também, incentivada a redução de resíduos através da recolha seletiva de copos no Ecospot e da oferta de sacos de reciclagem aos campistas. O festival garantiu ainda a proteção das arribas circundantes e a doação das sobras alimentares à organização Zero Desperdício.

O festival da Ericeira está equipado para receber pessoas de mobilidade reduzida, disponibilizando uma zona reservada para esse efeito, com grande visibilidade para o palco Sumol.

Os bilhetes podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda oficiais: Blueticket, Call Center informações e reservas 1820, ABEP, Bilheteiras da Altice Arena, rede Pagaqui, FNAC e em bilheteira.fnac.pt, Worten, Phone House, ACP, El Corte Inglês e Turismo de Lisboa. Mais informações sobre os bilhetes e o festival podem ser encontradas em sumolsummerfest.com.

Este artigo é da autoria de Inês Pinto.