Cultura

O NOS ALIVE ESTÁ À PORTA E TODOS ATENDERAM

O festival, já esgotado, vai dar música ao Passeio Marítimo de Algés, nos dias 12, 13 e 14 de julho.

Arguably the European festival with the best lineup this year“, diz o The Independent acerca do NOS Alive. O público parece concordar, já que o festival esgotou passes gerais a sete meses dos três dias mais animados do Passeio Marítimo de Algés, em Lisboa.

A música começa na próxima semana, no dia 12 de julho (quinta-feira), com os cabeças de cartaz Arctic Monkeys, que voltam ao país e ao festival quatro anos depois. Sampha também regressa a Portugal no dia 12, e há uma estreia: Khalid, o “Best New Artist” dos BET Awards de 2017. Sobem ainda ao Palco NOS os veteranos Nine Inch Nails e os irlandeses Snow Patrol.

O segundo dia, 13 de julho (sexta-feira), conta com os americanos Queens of The Stone Age e The National e com o terceiro regresso consecutivo de Two Door Cinema Club a Portugal. The Kooks e Future Islands também renovam a visita.

14 de julho (sábado), terceiro e último dia, mas certamente não o menos importante – os bilhetes diários esgotaram ainda em 2017 – traz o grunge dos já repetentes Pearl Jam e Alice in Chains. Jack White junta-se à festa para apresentar o seu terceiro álbum a solo, e o Alive não fecha sem o rock dos escoceses Franz Ferdinand e dos americanos MGMT.

O festival que, segundo o Turismo de Portugal, atraiu cerca de 32 mil visitantes estrangeiros na passada edição, não descura a música do país anfitrião: nomes como Surma, Throes + The Shine, 800 Gondomar ou Blasted Mechanism marcam presença, e há ainda um espaço dedicado ao fado – o EDP Fado Cafe, onde se vão fazer ouvir António Zambujo e Jorge Palma.

À música juntam-se os risos: Rui Sinel de Cordes, Guilhermes Duarte e Geirinhas e Diogo Batáguas prometem animar o Palco Comédia, o sexto dos palcos que não têm descanso nos três dias de Alive.

O cartaz  completo e os horários dos concertos estão disponíveis na página do festival.