Cultura

PLANOS PARA O FIM DE SEMANA: MUSEUS, MUSEUS, MUSEUS

O Dia Internacional e a Noite Europeia dos Museus celebram-se hoje e amanhã, sábado. A marcar as datas, há atividades, concertos e visitas guiadas por vários espaços culturais do Porto durante todo o fim de semana.

Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos“: o mote do programa do Porto para a celebração do Dia e da Noite dos Museus conta com concertos, workshops, conferências e visitas guiadas gratuitos, mediante inscrição. A vasta lista conta com 35 espaços culturais, entre museus, casas e até a Torre dos Clérigos.

A festa dos museus começou esta manhã de sexta-feira, 18, com uma variedade de visitas guiadas – e uma virtual – entre o Banco de Materiais, o Museu das Marionetas do Porto, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto ou o Tesouro da Sé.

O Dia Internacional dos Museus ofereceu ainda conferências no Centro Português de Fotografia com foco no arquivo fotográfico e na companhia de fotógrafos que assinam o livro “Sequestros de Luz”, em exposição no CPF.

Já no sábado, 19, a música alia-se ao património para decorar a Noite Europeia: há In Spiritum, festival de música que ocupa a Casa do Infante, e as visitas orientadas na Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio contam com “apontamentos de música e dança inspirados em objetos expostos”.

Mas o dia começa às 9h30, com a vista da Torre dos Clérigos (de entrada livre no sábado) e continua com visitas, espetáculos de dança e percursos pedestres pelo Museu do Centro Hospitalar do Porto, o Museu do ISEP ou o Museu Militar do Porto.

Com tantas opções, seria útil “Dormir no Museu“. E é possível: a atividade do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves oferece sacos de dormir e pequeno almoço, para arrancar o programa de domingo com as baterias recarregadas.

As atividades de dia 20 encerram a comemoração anual, mas ainda há oportunidade para levar as crianças à oficina criativa do Museu Futebol Clube do Porto.