Cultura

“LENDAS, MITOS E DITOS DE PORTUGAL”: A ODISSEIA DE HÉLDER REIS PELO FOLCLORE NACIONAL

O mercado do Bom Sucesso recebeu Hélder Reis para apresentar o seu mais recente livro, na quinta-feira. Por Diogo A. Lopes.

Às 19 horas estava marcado o início da apresentação do novo livro de Hélder Reis. Meia hora depois, a atuação da Tuna Masculina de Farmácia do Porto inaugurou o evento. Dezenas de pessoas vieram assistir ao lançamento do livro “Lendas, Mitos e Ditos de Portugal”, entre elas rostos conhecidos. Jorge Gabriel, Sónia Araújo, Joana Teles e Catarina Camacho juntaram-se ao repórter da RTP num painel que despertou gargalhadas e choro.

“Este livro é a cara de Hélder Reis”, disse Joana Teles, apresentadora da RTP e colega de Hélder. Já Jorge Gabriel salienta que “os programas da manhã não são todos iguais. O Hélder Reis é a diferença dos programas da manhã”.

“O livro é a coisa menos importante que aconteceu nesta tarde” disse Hélder Reis. “A coisa mais importante foi nós nos encontrarmos e tirarmos tempo da nossa casa e nos encontrarmos à volta de um livro.” O repórter agradeceu a todos os presentes especialmente àqueles com quem interage no seu dia-a-dia profissional.

“Lendas, Mitos e Ditos de Portugal” é uma coletânea de histórias e estórias do país, fruto de um processo de investigação por parte do repórter. Segundo Hélder Reis, o livro demorou cerca de 1 ano e meio a ser feito. Hélder revela também que o processo de escrita acabou por ser mais demorado do que o da investigação e destaca o capítulo da Dinastia de Bragança como o mais trabalhoso.

Questionado sobre o que faz o seu livro de especial, Hélder Reis diz que a resposta não depende dele mas de quem tem o livro na mão. Relativamente a projetos futuros, o jornalista da RTP afirma ainda não ter nada em mente.

“Lendas, Mitos e Ditos de Portugal” de Hélder Reis é editado pela Manuscrito e tem um custo de 14,90 euros.

Este artigo é da autoria de Diogo A. Lopes.