Cultura

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL NO PORTO

A Invicta celebra a Revolução dos Cravos nos dias 24 e 25 de abril com concertos e atividades alusivas à data histórica.

A Câmara do Porto está associada às comemorações do Dia da Liberdade desde 2016 e também este ano preparou alguns eventos que não deixam esta data passar em branco. Está planeado um espetáculo de fogo de artificio à meia noite de dia 25 para assinalar esta data em grande.

O programa preparado para o 44º aniversário da Revolução dos Cravos no Porto tem início na véspera, a partir das 22h de 24 de abril, na Avenida dos Aliados, com o concerto de Bezegol. O músico portuense traz a promessa de um concerto com traços bem portugueses e caracterizados pelo seu estilo que “foge à norma”.

Logo após o concerto e de forma a apresentar o fogo de artifício, os portuenses podem assistir à atuação do Coral da Faculdade de Letras da Universidade do Porto com o tema “Grândola, Vila Morena”.

No feriado,  as atividades previstas iniciam-se às 10h, começando o dia com um evento para as crianças, com vários jogos tradicionais e ateliês com a temática da liberdade e da revolução.

Da parte da tarde, às 14h, uma homenagem aos resistentes antifascistas terá lugar no Museu Militar do Porto. De seguida, arranca o tradicional Desfile pela Liberdade com ponto de partida junto à antiga PIDE, na rua do Heroísmo, dirigindo-se para a Avenida dos Aliados.

As celebrações desta data histórica serão encerradas com dois momentos musicais, a partir das 15h, com o concerto de “Caruma” e de seguida o concerto de “Pedro Mestre” com a participação de um coro de “Cante Alentejano”.

O programa completo:

24 de abril

Av. dos Aliados

22h00 – Concerto “Bezegol”

– Coral de Letras da Universidade do Porto

00h00 – Fogo de artifício

 

25 de abril

Praça D. João I

10h00 – Manhã infantil/Jogos tradicionais

Largo Soares dos Reis

14h00 – Homenagem aos resistentes antifascistas na ex-PIDE (Rua do Heroísmo)

14h30 – Desfile da Liberdade

Avenida dos Aliados

15h00 – Concerto “Caruma”

16h00 – Concerto “Pedro Mestre” + “Cante Alentejano”