Cultura

CINEMA: QUARTAS-FEIRAS INTERARTÍSTICAS NO CAMPO ALEGRE

Ciclo de filmes comentados organizado pelo Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa cruza o cinema com outras artes em parceria com a Medeia Filmes.

‘O Cinema e as Outras Artes’ é o nome da iniciativa organizada pelo Instituto de Literatura Comparada, que se iniciou na quarta-feira, 4 de abril, e termina dia 30 de maio. O projeto foi desenvolvido por um grupo de investigadores do ILCML da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e conta com a curadoria da poeta Elisabete Marques.

Para além dos oito filmes a ser projetados, serão oito os convidados a comentar os filmes, desde investigadores a artistas dos vários campos artísticos. Será assim aberta a discussão, todas as semanas, sobre o diálogo entre o cinema e as outras artes.

O ciclo abriu com a projeção do filme coreano Embriagado de Mulheres e de Pintura (Chihwaseon) realizado por Im Kwon-taek e recebeu o comentário do pintor e professor Arlindo Silva. O filme retrata a vida trágica do pintor coreano Jang Seung-up (1843-1897) e recebeu o prémio para melhor realizador em Cannes (2002).

A segunda sessão foi hoje e foi dedicada à Banda Desenhada com a projeção do filme American Splendor de Robert Pulcini e Shari Springer Berman – vencedor do FIPRESCI Prize (2003). Esta longa-metragem dialoga explicitamente com a imagética da B.D. e conta com o comentário da ilustradora e designer Sofia Neto.

Nas semanas que se seguem, tomam lugar as sessões dedicadas à Literatura, ao Teatro, à Dança, à Fotografia e à Música, encerrando com um filme-documentário de Andres Veiel, a ser comentado pelo crítico de arte Nuno Crespo, acerca da vida e obra de Joseph Beuys, escultor e performer alemão.

O bilhete normal fica por 5 euros e as sessões decorrem às quartas no cine-estúdio do Teatro Campo Alegre, às 18:30h. O programa e o preçário completos estão disponíveis para consulta no sítio online do ILCML.