Cultura

DESVELADO O CARTAZ FINAL DO NORTH MUSIC FESTIVAL

Nomes como "The Prodigy", "Gogol Bordello" e "Guano Apes" vão encher a Alfândega de ritmo nos dias 25 e 26 de maio.

O North Music Festival (NMF)  é um festival urbano que visa agradar a todos os públicos, apresentando, para isso, um leque variado de artistas e estilos musicais. A realizar-se nos dias 25 e 26 de maio, abre a temporada de festivais de verão em Portugal.

As sonoridades presentes ao longo dos dois dias variam entre o pop e o rock, com passagens pela música eletrónica e pelo hip-hop. Apresenta um misto de artistas, tanto emergentes como personalidades já bem conhecidas pelo público.

Os artistas que vão marcar presença no NMF são: “The Prodigy”, “Gogol Bordello”, “Guano Apes”, “Linda Martini”, “Slow J”, “Da Chick”, “First Breath After Coma”, “Mão Morta”, “Ermo”, “Xinobi Live” e “DJ Ride”.

Para a sua 2ª edição, o local escolhido foi a Alfândega do Porto devido às suas infraestruturas e localização privilegiada que oferece uma vista sobre o rio Douro, fornecendo o cenário indicado para a uma experiência e vivência nortenha.

Mas não só de música se trata este evento. A aposta gastronómica é uma componente importante do NMF, que tem como objetivo a cumprir proporcionar ao seu público uma experiência gastronómica do tipo street-food aliada aos sabores tradicionais.

Exemplos de iguarias que se poderão provar no espaço são: caldo verde, sandes de presunto e leitão, bifanas e francesinhas, pizzas artesanais e os doces waffles e gelados, também artesanais. Não irão faltar os vinhos da região.

Relativamente aos preços, o bilhete para um dia custa 35 euros e o passe para os dois dias tem um custo de 59 euros. Os bilhetes já se encontram à venda nos locais habituais.

O diretor do festival, Jorge Veloso, expôs os objetivos a alcançar, nomeadamente o desejo de que o NMF não seja um festival igual aos outros, e ambiciona que se revele “um festival mais urbano, mais transversal, que chegue a todo o tipo de público, e que as condições para os festivaleiros e todos os tipos de público sejam as ideais”.

Dia 25 de Maio

A abertura do festival, dia 25 de Maio, ficará a cargo dos “Da Chick”, com a promessa de um concerto demarcado pelo funk e com uma intensidade capaz de envolver todo o público no ritmo das suas batidas.

De seguida, será a vez de “Linda Martini”, que sendo uma banda muito acarinhada pelo público e pela crítica, irá trazer músicas de destaque do seu novo álbum que tem como característica um rock mais abrasivo, mas também novas vertentes musicais.

Ainda no dia 25 e no palco principal, pode-se contar com a presença de “Guano Apes”, que com a sua tournée “Proud Like a God XX”, irão passar pelo North Music Festival. Segue-se a banda conhecida pelos ritmos frenético e explosivos, “Gogol Bordello”, que promete abalar os espaços da Alfândega.

Na mesma data, mas num palco diferente, o palco Dance, irão trazer música ao NMF, os “Ermo”, com a sua índole “intervencionista”, e os “Xinobi Live”, que primam pela sua música de dança aliada ao conceito de consciencialização social.

Dia 26 de Maio

O segundo dia do festival tem início com a atuação de “First Breath After Coma”, conhecidos pelo cruzamento que fazem entre o formato canção e a influência post-rock.

Um dos rappers mais promissores de Portugal, Slow J, vai certamente agarrar o público às suas “slow beats” através do seu hip-hop que se diferencia de todos os outros.

Os ocupantes seguintes do palco principal serão os “Mão Morta”, com o seu concerto especial “Mutantes S21”, que consiste numa celebração dos 25 anos de um dos seus discos mais populares, “Mutantes S21”.

Sucedem-se “The Prodigy”, pioneiros do “big beat”, que apresentarão os seus maiores sucessos num concerto que certamente será memorável.

Neste último dia do festival, o palco Dance será dirigido pelo “DJ Ride”, explorador empenhado de sonoridades como o hip-hop, dubstep, drum n’ bass e eletrónica.

Também vão estar presentes os DJs oficiais da RFM, “Rich & Mendes”, habituais residentes dos festivais de música eletrónica.