Cultura

“ACTORES” EM CENA NO TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO

A peça de Marco Martins estreia no Porto na quarta-feira, dia 7. Vai estar em cena no Teatro Nacional São João até dia 11, domingo, e resulta da exploração das fragilidades dos "Actores".

Após estar em cena no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, “Actores” chega ao Porto com lotação esgotada. A peça de Marco Martins consiste num trabalho de escrita coletiva, com recolha de testemunhos de Bruno Nogueira, Miguel Guilherme, Nuno Lopes e Rita Cabaço sobre as experiências pessoais dos atores. São estes os nomes que integram o elenco da peça.

O único elemento a não atuar sobre as suas próprias memórias é a atriz Carolina Amaral, que veio substituir Luísa Cruz. Apesar de ter colaborado em todo o processo de recolha de experiências para dar forma à peça, teve de abandonar o projeto.

Para a preparação do texto, Marco Martins passou dois dias a entrevistar o elenco da peça, na presença dos restantes, com o objetivo de abordar a temática da repetição e exaustão da sua realidade profissional.

Esta peça, cujo alicerce é a memória, tem a duração de cerca de duas horas e está dividida em sete cenas.

O resultado final deste projeto pode ser visto no Teatro Nacional São João  de quarta a sexta-feira às 21h00, no sábado às 19h00 e no domingo às 16h00.