Cultura

IBERANIME OPO2017: DO JAPÃO PARA GONDOMAR

O evento líder em cultura pop japonesa volta ao Porto nos dias 21 e 22 de outubro. Depois de levar um pouco do Japão até à capital portuguesa, o IberAnime regressa ao Multiusos de Gondomar.

Para os fãs e curiosos de anime, manga e tudo aquilo relacionado com a cultura nipónica, este evento promete superar expectativas. São dois dias recheados de atividades, muito cosplay, concursos e concertos. O “mundo de fantasia” ideal.

Os fãs de cosplay poderão ter a oportunidade de ver Yaya Han, que segundo o site oficial do IberAnime “é uma cosplayer, modelo e designer de sucesso, sendo frequentemente convidada para integrar o painel de júri em competições de cosplay internacionais.”

De acordo com o website oficial da artista, Yaya cresceu na Alemanha e desde cedo mostrou interesse pela arte do design de disfarces. Ainda que com poucos recursos, foi capaz de evoluir ao ponto de criar a sua própria linha de acessórios para cosplay e em 2014 foi considerada uma das 10 estrelas mais populares deste universo.

A segunda convidada especial é Neeko. “Entre dobragens, atuações como cantora ou trabalhos de atriz, Neeko junta já uma série de êxitos ao seu percurso profissional”, tendo dado vida a personagens como Reborn! da série “Katekyo Hitman Reborn”. Atualmente, é a voz de CHIKURUN no anime “Pretty Cure”. Esteve em maio deste ano no IberAnime em Lisboa e agora visita Gondomar para cantar e, ainda, falar da sua experiência durante o processo de dobragem destas personagens.

Para os apaixonados por desenho, o evento conta com a presença de Christine Dallaire-Dupont, mais conhecida como Nunumi. Trabalha na industria da animação há mais de 10 anos e fez parte de filmes como “The Suicide Shop”, “Ballerina” e “Snowtime!”.

Por último, na lista de convidados especiais confirmados até ao momento, temos Mashiro Ayano. Os fãs terão a oportunidade de a acompanhar enquanto canta o tema “Ideal White” do anime “Fate/stay night: Unlimited Blade Works”.

Outra forma de aproveitar o que o IberAnime tem para oferecer é através da participação em concursos.

A paixão por animes e o gosto por edição de vídeo e áudio são os ingredientes perfeitos para participar no Anime Music Video. Já quem prefere ficar pelo papel, pode fazê-lo nos concursos Desenho Manga ou no Torneio de Manga. Para quem tem “estômago forte” e aguenta comida picante existe, também, o concurso Noodles Monster.

E como não podia faltar, os concursos de representação de personagens. O primeiro concurso, Cosplay de Grupo, de acordo com o regulamento, “é uma competição de Cosplay na qual será considerada a performance em palco, o fato e a semelhança ao original”, com base na parecença entre o fato apresentado na performance em palco e a imagem de referência utilizada pelos participantes.

Uma das eliminatórias do Cosplay World Masters vai decorrer no segundo dia do IberAnime, 22 de outubro. De momento, inúmeros países estão a realizar as suas eliminatórias para desse modo apurar quem será o seu representante. A Grande Final do Cosplay World Masters 2018 terá lugar em maio, em Lisboa.

Por fim, temos o World Cosplay Summit, que de acordo com o regulamento apresentado no site oficial do IB!OPO2017  “é um concurso anual de cosplay baseado em apresentações de duplas”.

A final internacional realiza-se em Nagoya, no Japão e cada país apresenta a sua dupla representante. É obrigatório que o fato e a performance sejam baseados em personagens de banda desenhada, desenhos animados, jogos ou séries live-action exclusivamente de origem nipónica. Além disso, o fato deve ser feito à mão. No caso da utilização de um artigo pré-fabricado, o mesmo deve também ser modificado pelo cosplayer.

O IberAnime teve início em 2010, em Lisboa. Mas a Invicta nunca ficou de lado. Também em 2010, o Pavilhão Rosa Mota abriu portas e no ano seguinte o evento continuou no Palácio de Cristal.

Em 2012, teve lugar no Multiusos de Gondomar. A alteração de localização pouca diferença fez na adesão ao evento. Em Outubro de 2016 foi até às margens do rio Douro, na Alfândega do Porto. Regressa agora à periferia com uma programação de um fim de semana que promete aproximar o Japão de Portugal.

Para mais informações sobre a programação do evento, visite o site oficial do IberAnime e a página de Facebook.

O preço de um bilhete diário para um adulto é de 17 euros. O passe para os dois dias fica por 26 euros. Os bilhetes estão disponíveis para venda no site da Blueticket.