Cultura

O QUEER PORTO ESTÁ DE VOLTA

O dia de hoje, 4 de outubro, marca o arranque do Queer Porto - Festival Internacional de Cinema Queer. A exibição dos filmes divide-se entre o Teatro Rivoli, Maus Hábitos, mala voadora.porto, Galeria Wrong Weather e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

O festival decorre de dia 4 a 8 deste mês e conta com a exibição de filmes inerentes à temática gay, lésbica, bissexual, transgénero e transsexual (LGBT).

As obras apresentadas concorrem na Competição para a Melhor Longa-Metragem documental ou de ficção, a decorrer no Teatro Municipal Rivoli,  e a Competição de Filmes de Escola. As sessões de curtas-metragens, instalações-vídeo e performances terão lugar no mala voadora.porto, Maus Hábitos e na Galeria Wrong Weather.

O Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer nasceu em 1997, com a premissa de dar a conhecer novas propostas cinematográficas de temática LGBT. Em 2015, a Associação Cultural Janela Indiscreta inaugurou no Porto este festival.

Entre um dos principais destaques desta terceira edição do Queer Porto está o ciclo dedicado à representação autobiográfica. A programação “This is Me” dá a conhecer um conjunto de curtas e longas-metragens, entre as quais Tender Fictions, de Barbara Hammer e obras de Peter Friedman, autor de um dos mais importantes filmes sobre o VIH/Sida e que marca presença no festival.

Para a Festa de Encerramento, a 7 de outubro, o Queer Porto associou-se à Groove Ball, que apresenta mais uma versão do projeto APOCALYPSE, no Maus Hábitos.

Saiba mais sobre o Queer Porto 3 – Festival Internacional de Cinema Queer.