Cultura

GREGORY PORTER E SALVADOR SOBRAL TRAZEM O VERÃO À CASA DA MÚSICA

O Verão começa mais cedo na Casa da Música, no Porto. O programa “Verão na Casa” conta com cerca de 120 concertos e de uma lista de artistas que fazem parte Gregory Porter, Salvador Sobral. Metade dos eventos têm entrada gratuita.

Entre 1 de junho e 16 de setembro estão programados 120 eventos musicais dos quais 60 são de entrada livre. A maioria dos concertos acontecem na Esplanada da Casa da Música, mas as cidades de Vila Nova de Gaia, Maia e Matosinhos não ficam de fora.

Desde jazz e música clássica até rock e alguns temas tradicionais portugueses, a programação apresentada na terça-feira, 30 de maio, promete agradar a todos os públicos.

Um dos destaques vai para Gregory Porter, “um dos nomes mais sonantes do jazz mundial”, segundo a descrição do evento apresentada na programação. O norte-americano, vencedor de dois Grammy Awards junta-se com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música combinando elementos de jazz, blues, gospel e soul. O concerto está marcado para 29 de junho, em Matosinhos e é um dos 60 espetáculos grátis. Os arranjos são de W. Friede, M. Fondse e T.Trapp.

A 14 de julho, a Orquestra vai também marcar presença na Maia, com direção musical de Pedro Neves e entrada livre. A música de Luís de Freitas Branco, com o som das castanholas encerra o concerto por onde passam também as “Danças Polovtsianas” de Alexander Borodin.

O São João não vai ser esquecido: na noite mais longa do ano (pelo menos no Porto) a Sala Suggia tem as portas abertas. A Banda Sinfónica Portuguesa homenageia a Invicta através de temas como “Pronúncia do Norte”, “O Porto aqui tão perto” e “Porto Sentido”. E na Esplanada a noite continua, animada pelo DJ Rodrigo Affreixo.

Em agosto os espetáculos são ao ar livre, tal como aconteceu no ano passado. Na Esplanada vão passar nomes como Fernando Anitelli Trio (2 de junho), Pink Freud (15 de junho) e Tiê (16 de junho).

O maestro Antoni Wit traz à Sala Suggia algumas das obras-primas da música polaca do século XX: a “Sinfonia nº3” de Henrik Górecki e “Concerto para orquestra” de Lutoslawski são os dois temas que fazem parte de “100% Polaco!”.

Para assinalar o legado da violoncelista Guilhermina Suggia, a Casa da Música recebe a quinta edição do Prémio Suggia. Dos sete alunos de violoncelo de algumas das melhores escolas de música da Europa, três serão finalistas e vão disputar o prémio num concerto com a Orquestra Sinfónica no dia 7 de julho. A final é dirigida pelo maestro português Pedro Neves.

Salvador Sobral junta-se à programação com dois concertos. O primeiro, a 5 de julho já se encontra esgotado, mas há uma nova data para ver o vencedor da Eurovisão: 18 de julho, na Casa da Música.

Além de concertos, existem também outras atividades a decorrer pelo Porto. Um exemplo desses eventos é o II EurSax, Congresso Europeu do Saxofone, onde se celebram os 200 anos do nascimento de Adolphe Sax (inventor do saxofone) através “da partilha de conhecimentos pedagógicos” acerca do instrumento.

Em Setembro, o “Verão na Casa” aproxima-se do final e para celebrar, a Avenida dos Aliados recebe dois concertos. O primeiro é na sexta-feira, dia 8 com a atuação de Mão Morta e Remix Ensemble Casa da Música. No dia seguinte, a Avenida recebe um “programa festivo” da Orquestra Sinfónica.

A restante programação do “Verão na Casa” pode ser consultada aqui.