Cultura

HÁ 50 HORAS DE FESTA EM SERRALVES

A 14ª edição do Serralves em Festa arranca no início de junho com 50 horas sem paragens de música, teatro, circo e muito mais, numa festa de cultura contemporânea que este ano tem como tema "Quebrar Muros".

Diferente do que tem acontecido até aqui, esta edição do Serralves em Festa vai durar durante 50 horas non stop por três dias, ao contrário das 40 horas anteriores em dois dias. O festival, caracterizado por ser o maior evento da cultura contemporânea em Portugal e um dos maiores da Europa, vai quebrar muros e voar para além da Fundação.

O evento arranca às 20h de sexta-feira e culmina às 22h de domingo. Não que tenha um início e fim na dimensão espacial, mas a continuidade arrasta-se até ao Aeroporto do Porto, além de Serralves e da Baixa do Porto, como tem sido feito.

Vai haver espetáculo para todos os gostos e idades. Música, Dança, Exposição, Circo, Teatro e muito mais, desde Astronomia a Visitas Orientadas, passando por leituras e debates.

No cartaz do festival, destaca-se este ano a presença do compositor norte-americano Terry Riley e filho, da cantora portuguesa Lula Pena, dos colombianos Los Piratas, da banda japonesa OOIOO, do espanhol Niño de Elche, do grupo de circo contemporâneo Do Not Disturb, entre muitos outros, num leque cultural com amplitude máxima.

Nas novidades deste ano está a participação como espaço do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, como já dito, assim como o envolvimento estreito de autarquias de todo o país na programação: Coimbra, Faro, Ponta Delgada, Torres Vedras, Guarda, Guimarães, Matosinhos, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Viana do Castelo. Um reforço substancial na programação destinada a crianças e famílias vai ser visível, como também se poderá visionar as exposições da Coleção Serralves, Gordon Matta Clark e Julie Mehretu e de Joan Miró.

O deslocamento não é desculpa. A STCP vai reforçar a ligação Serralves – Casa da Música com um vaivém durante a noite de sexta-feira e o fim-de-semana. Vai haver também um vaivém com ligação entre Serralves e a Baixa do Porto nas madrugadas de sábado e domingo. As frequências dos autocarros normais  variam entre 15 e 45 minutos.

Todas as informações dos espetáculos, mapa, como chegar, onde comer, etc., no site de  Serralves.

Esta é a Festa. Entre 2 e 4 de junho. Entrada gratuita para todos e todas. Sem mais nada.