Cultura

MAGIA, MÚSICA E CINEMA EM LISBOA

O filme-concerto Harry Potter a Pedra Filosofal vai ser apresentado pela primeira vez em Portugal no MEO Arena, em Lisboa. O evento terá lugar no dia 20 de maio. Conta com a interpretação de mais de 90 músicos da Orquestra Filarmónica das Beiras.

A banda sonora, composta por John Williams e que lhe valeu uma nomeação aos Óscares em 2001, vai ser interpretada pela orquestra sinfónica ao vivo de modo a acompanhar a projeção do filme, em alta definição num ecrã de 12 metros.

A Pedra Filosofal é o primeiro espetáculo de uma série de filmes-concerto de Harry Potter, anunciados no ano passado pela CineConcerts e Warner Bros. Consumer Products. A nova experiência do mundo mágico criado pela autora britânica J.K. Rowling arrancou em digressão em junho de 2016.

O público vai ter a oportunidade de reviver as aventuras de Harry, Ron e Hermione, o trio que criou milhões de fãs pelo mundo e que nos últimos tempos continua a dar que falar com o lançamento, em livro, do guião da peça “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”.

No Porto, na noite de 30 para 31 de julho de 2016, centenas de fãs reuniram-se em frente da emblemática Livaria Lello para comprar o guião que conta a história dos personagens de J.K. Rowling, 19 anos depois do último livro da saga.

De acordo com a página oficial do evento, Justin Freer, maestro, Presidente da CineConcerts e produtor da série de filmes-concerto de Harry Potter, descreve os filmes da saga como sendo um fenómeno cultural que acontece “uma vez na vida, e que continua a deslumbrar milhões de fãs pelo mundo”. Segundo o mesmo, o evento será “inesquecível”. Já Brady Beaubien, escritor, cofundador da CineConcerts e também produtor de Harry Potter Film Concert Series refere-se às longas-metragens da Warner Bros. enquanto um “sinónimo de entusiasmo mundial”.

A CineConcerts é uma companhia que se dedica à produção de eventos de música ao vivo, associados a uma componente multimédia. Entre os seus projetos estão incluídos espetáculos de música ao vivo de filmes como Gladiador, O Padrinho, Breakfast at Tiffany’s e a Digressão de Concerto do 50º aniversário do Star Trek: O Caminho das Estrelas – A Última Viagem. A CineConcerts está na “vanguarda do entretenimento ao vivo”.

Os preços dos bilhetes variam entre os 19 e os 150 euros, sendo que, à data deste artigo os primeiros já se encontram esgotados.