Cultura

O SALVADOR GANHOU E NÓS TAMBÉM

O cantor português emocionou a Europa com a música ‘Amar pelos dois’. Foi em Kiev, Ucrânia, na noite de domingo (13) que Salvador Sobral ergueu o microfone prateado que representa a primeira vitória portuguesa no Festival da Eurovisão, ao fim de 49 participações.

A 62ª edição do Festival Eurovisão da Canção realizou-se na Ucrânia e contou com a participação de 42 países. No entanto, o número foi apenas um mero obstáculo para o artista português.

O tema ‘Amar pelos dois’, composto pela irmã, Luísa Sobral, foi o vencedor do Festival da Eurovisão e representa a primeira vitória portuguesa desde que em 1964 Portugal entrou no concurso. Salvador Sobral foi dos únicos participantes a interpretar o tema na língua materna, português, e que não cantou num palco principal mas num palco secundário, mais à frente, rodeado pelo público.

O tema recebeu 758 pontos, um recorde neste certame, entre os votos do júri especializado de cada país participante e o dos televisores, que deram a maior distinção à canção dos irmãos Sobral.

Na votação do júri apenas a Bulgária, segunda classificada, deu 0 pontos a Portugal. Suécia, São Marino, Letónia, Israel, Espanha, França, Lituânia, Arménia, Islândia, Sérvia, Suíça, Holanda, Geórgia, Hungria, Eslovénia, Polónia, Reino Unido e República Checa deram a pontuação máxima “à voz mágica” de Salvador.

Antes de trazer para casa o grande prémio, a delegação portuguesa já tinha vencido dois prémios extra-concurso na capital ucraniana: os Marcel Bezençon Awards. O intérprete ganhou o prémio artístico pela sua presença em palco e Luisa Sobral, que compôs a música, foi nomeada pelos compositores dos outros países concorrentes com a melhor composição em competição.

Salvador Sobral, de 27 anos, é um cantor português, que desde cedo se dedica à música.

Decorrido entre os dias 9 e 13 de maio em Kiev, o Festival da Eurovisão de 2017 correspondeu à primeira vitória de Portugal no concurso europeu.

Na próxima edição, como mandam as regras, Portugal, o país vencedor deste ano será o anfitrião.