Cultura

O PORTO VAI DANÇAR

O Dia Mundial da Dança, 29 de abril, vai ser comemorado nos próximos dias em diferentes locais e com diferentes atividades, workshops, aulas de dança e espetáculos.

No próximo sábado comemora-se o Dia Mundial da Dança. Para celebrar esta data as cidades do Porto, Matosinhos e Gaia vão proporcionar uma maratona de espetáculos, workshops e aulas de dança, alguns deles gratuitos:

Festival DDD – Dias da Dança

Segundo o site do DDD, este “Aborda a dança nas suas mais variadas dimensões e formas artísticas”. O festival arrancou na passada quinta-feira, 27 de abril, e prolonga-se até dia 13 de maio. Neste fim-de-semana oferece:

Workshop com Noé Soulier | 29 de abril

Das 14h30 às 16h00, a Praça D. João I vai ser palco de um workshop com o coreógrafo Noé Soulier, aberto ao público, com ou sem experiência. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia através de dddextra@festivalddd.com. É obrigatório o uso de calçado desportivo.

Workshop com Mathieu | 29 de abril

Mathieu Doze vai realizar um workshop, no qual se apodera do “material coreográfico minimalista, plástico e sonoro”, como indica o site do DDD, de “Good Boy”, o solo criado por Alain Buffard em 1998, para registar as memórias autobiográficas do corpo. O workshop vai decorrer na sala de ensaios do Teatro Rivoli a partir das 14h30 e destina-se a bailarinos e profissionais das Artes Performativas. O número máximo de participantes é de 25 pessoas.

Dj’s D.M.A. (Disco My Ass) | 29 de abril

A celebração estende-se noite dentro. A partir das 23h podemos contar com Dj’s D.M.A. no renovado Café Rivoli, onde todo o público é convidado a dançar. A entrada é gratuita.

Aulas abertas – ALC Dance Studios | 29 de abril

Em Vila Nova de Gaia, a companhia de dança Afro-Latina, ALC Dance Studios, abre as portas ao público e presenteiam-no com aulas de várias modalidades para todas as idades.

Consultar horário aqui.

Coreto celebra o Dia Mundial da Dança

O evento consiste em percorrer as ruas da cidade do Porto a dançar, com música, alegria e muito convívio. O ponto de encontro é às 18h30 na Praça dos Leões (em frente à reitoria da UP), com passagem pelo Largo dos Lóios às 19h30, e termina no Farol da Barra, na Foz do Douro, às 21h00.

Dia Mundial da Dança junto ao Edifício Transparente | 30 de abril

No próximo domingo, dia 30 de abril, a marginal marítima do Porto vai ser palco de uma tarde repleta de diversão e boa disposição, entre as 15 e as 18 horas do último domingo de abril.

O evento é organizado, pelo terceiro ano consecutivo, pelo Clube de Futebol Fanzerense, que espera superar os 600 participantes da edição anterior.

Este ano, o programa volta a apresentar workshops e aulas de dança gratuitas, exibições de várias modalidades e um flash mob que terá a participação de várias escolas de dança e associações. Os interessados em participar devem inscrever-se através do email cultura@uniaofanzerense.pt ou do telefone 914 000 246.