Cultura

EXODUS AVEIRO FEST: “DESCOBRIR O MUNDO ATRAVÉS DA IMAGEM”

O Exodus é o novo festival Internacional de Fotografia e Vídeo de Viagem. Chega em dezembro a Aveiro, para uma primeira edição que contará com conversas com alguns dos mais prestigiados nomes destas áreas sobre aventuras passadas e masterclasses dadas pelos aventureiros profissionais a quem lhes quiser seguir as pisadas.

Entre os dias 1 e 3 de dezembro de 2017, o Centro de Congressos de Aveiro recebe a primeira edição do Exodus Aveiro Fest. Este festival convida todos os apreciadores e simpatizantes da imagem a ingressarem na descoberta e na aventura.

Segundo o site do evento, “é o festival que inspira as pessoas a ir, a vagar, a sonhar e ser livre. Livre de dúvida, livre de medo, livre de preconceitos, livre de barreiras culturais e étnicas. É um hino à humanidade e uma homenagem ao nosso planeta. É o lugar onde tornamos o mundo acessível a todos, compartilhando os melhores trabalhos de fotografia e vídeo sobre o assunto.”.

Neste encontro entre amantes da descoberta, vão estar dez oradores convidados – do mundo da fotografia e do vídeo – que trabalham com empresas como National Geographic, Time Magazine, Esquire, Red Bull, DJI, entre outros. Estes convidados especiais vão dar o seu testemunho sobre como é partir à aventura e descobrir o mundo por meio da fotografia. Os lugares que exploraram, as culturas que descobriram, as histórias que viveram e como o seu olhar diferente conseguiu captar o que mais ninguém consegue. Numa busca pela excelência e rigor fotográfico, é com eles que o público vai poder aprender e aumentar a sua bagagem fotográfica.

Para além da presença irrevogável dos fotografos premiados, os participantes terão a oportunidade de assistir a Speaking Seasons, Travel Talks, Exposições Fotográficas – compostas por fotografias capturadas por alguns dos melhores fotógrafos do mundo – Feiras de Usados, Late Night Seasons, entre outros. Existirão também seis masterclasses, com duração de três horas, dadas por seis dos dez oradores convidados.

A equipa organizadora deste festival é composta por três fotógrafos portugueses – Bernardo Conde, Gonçalo Figueiredo e Pedro Cerqueira – conta com o apoio da Red Bull, Hotel Meliã Ria, Audio Network e tem como parceiro institucional a Câmara Municipal de Aveiro.

unnamed

Exodus Causes

Alguns destes fotógrafos alertaram que, apesar da viagem ser algo empolgante, pelo facto de se poder partir à descoberta da beleza incógnita que paira por esse mundo fora, nem sempre essa exploração é um mar de rosas. A alegria da viagem, muitas vezes, mistura-se com a tristeza do verdadeiro desconhecido. E é aí que entra o Exodus Causes, que se afirma como um projeto anual dedicado à ajuda e apoio, bem como um apelo à consciencialização dos problemas humanitários, ambientais e sociais, com a criação de campanhas que sensibilizem o mundo. Este projeto será “apadrinhado” pelo Exodus Aveiro Fest que, apesar de ser uma organização sem fins lucrativos, vai ajudar no financiamento.

O programa do Exodus Aveiro Fest (bem como informações adicionais) pode ser consultado no próprio site do festival. Os bilhetes podem ser adquiridos no site, e custam entre 40€ e 100€.