Cultura

CINEMA ITALIANO EM FESTA NO PORTO

A nova edição da Festa de Cinema Italiano acontece de 5 a 13 de Abril, no Teatro Rivoli e no UCI Arrábida 20. A iniciativa vai passar, também, por Lisboa, Coimbra, Almada, Setúbal e mais 15 cidades portuguesas. A Festa de Cinema é organizada pela Associação Il Sorpasso.

A edição de 2017, no Porto, conta com mais dias e mais filmes. O Teatro Rivoli recebe a sessão de abertura e os Cinemas UCI Arrábida 20 conta com 15 filmes e 12 episódios da 2ª temporada de Gomorra, a Série.

No primeiro dia do evento é exibido “Sonhos Cor-de-Rosa” (Fai bei sogni), de Marco Bellocchio. Foi o filme que abriu a Quinzena dos Realizadores, do último Festival de Cannes. Baseado no best-seller de Massimo Gramellini, o filme fala da superação do luto e a necessidade do ser humano amar e ser amado.

O clássico “Suspiria”, de Dario Argento, vai passar também pelo Porto, no dia 7, numa nova versão restaurada em 4K. “Lo Chiamavano Trinità” (Tinitá, o Cowboy Insolente) é uma famosa paródia dos Spaghetti Western, em homenagem a Bud Spencer, no dia 8. Também neste dia, vai ser exibido um dos grandes sucessos de 2016, em Itália, “Perfetti sconosciuti” (Amigos, Amigos, Telemóveis à Parte). Conta a história de um grupo de amigos que, durante um jantar, decidem colocar os telemóveis em cima da mesa para provar que nada têm a esconder. Um filme que retrata a forma como um objeto comanda as nossas vidas.

O documentário “Firenze e gli Uffizi”, de Luca Viotto, é uma visita guiada a um dos museus mais famosos do mundo e a possibilidade de conhecer as obras de nomes como Michelangelo, Raffaelo e Leonardo da Vinci.

A Festa de Cinema Italiano comemora, também, a “Commedia all’italiana” e o centenário do nascimento de Dino Risi, um dos seus fundadores, com o filme “Il sorpasso” que dá nome à associação que organiza o festival.

O evento encerra com a comédia “Se Dio vuole” (Se Deus Quiser), de Edoardo Falcone. Fala sobre o filho, de um conceituado cirurgião, que decide ser padre após conhecer um outro padre, pouco convencional.

A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Teatro Municipal Rivoli e ASCIP. Os principais patrocinadores desta edição são a FIAT e a Garofalo, e ainda a Intimissimi, MSC Cruzeiros/Viagens El Corte Inglés, TVCine & Séries, entre muitos outros.

Os bilhetes normais custam 4 euros, e os bilhetes com desconto para jovens e reformados estão a 3 euros. O programa do festival pode ser acompanhado no site da Organização e na página do facebook.