Cultura

10 ANOS DE LITERATUS

No próximo sábado, dia 12 de abril, às 21h30, o grupo Fados Literatus da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) celebra dez anos numa grande gala no auditório da Faculdade de Engenharia (FEUP).

A história do Grupo de Fados Literatus começou a escrever-se em 2004 com uma junção inesperada: dois alunos da faculdade de Letras, um dos mais novos e um dos mais velhos, com um ex-estudante de Coimbra. Apesar de nenhum ter experimentado a Canção de Coimbra até então, os três fundaram o grupo de fados da faculdade, uma altura em que esta tradição ainda não estava tão enraizada na cidade do Porto. A união, inicialmente despretensiosa, fortificou-se durante uma década de existência. Atualmente, dez elementos fazem parte da equipa, com mais cinco candidatos.

Ricardo Dias, membro do Literatus, aborda a questão do paradoxo entre o fado e a juventude; elementos por vezes contrapostos já que um evoca a tradição, e o outro, a inovação e a irreverência. Segundo o fadista, deve-se entender que o fado pode ser potenciado e mostrar-se promissor quando unido com a criatividade da juventude. “Apesar da Canção de Coimbra ter um fortes raízes e, por vezes, um caráter intervencionista – com José Afonso ou Luiz Goes – acaba por ser algo que se vai renovando”, afirma.

Ricardo ressalta que o fado se conecta com a juventude no momento em que os intérpretes da música o reinventam: “A premissa é não replicar, mas inovar e sermos ousados para fazer algo diferente, algo melhor sem, obviamente, transfigurar os valores da tradição”.

Para a comemoração foram convidados todos integrantes do Literatus, dos mais novos aos mais antigos, responsáveis por escrever a trajetória do grupo. A noite promete as emoções de um reencontro de memórias em que o fado é quem manda.

Os bilhetes estão à venda, podendo ser adquiridos antecipadamente na Associação de Estudantes da Faculdade de Letras – AEFLUP (Via Panorâmica, S/N, 4150-564 – Porto) ou na hora do espetáculo. Estão disponíveis a 4 euros para estudantes e 6 euros para o público geral.