Tecnologicamente Falando

EMed.pt: POUPE na RECEITA

Poupe na Receita (EMed) é uma aplicação gratuita, que permite a consulta dos medicamentos mais baratos, ajudando a poupar na fatura da farmácia. Por Diana Cunha

O INFARMED, Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, disponibiliza gratuitamente uma aplicação que possibilita o acesso dos utentes aos preços dos medicamentos permitindo poupar no custo total da receita. Entre outras funcionalidades, esta aplicação permite que o utente, durante o momento de seleção ou compra de um determinado medicamento, prescrito pelo médico, possa identificar outros fármacos com a mesma substância ativa mais económicos.

A identificação do medicamento poderá ser feita através da pesquisa pela substância ativa ou pelo nome do medicamento presente na receita. A aplicação permite ainda a opção de identificação do medicamento através da leitura do código de barras ou do QR code presente nas embalagens ou na receita médica.

É possível aos utentes verificar o preço de venda ao público (PVP), o preço de venda ao utente (P.Utente), ao abrigo do regime de comparticipação, ou o preço de venda a pensionistas (P.Pensionista), ao abrigo do regime especial de comparticipação de medicamentos.

Fonte: SNS.gov.pt

O principal objetivo desta aplicação é dotar o utente da capacidade de escolher de forma mais económica os seus medicamentos, através da análise de custos e medicamentos alternativos, simulando ao mesmo tempo o valor total da despesa na aquisição dos medicamentos na farmácia.

Para além desta funcionalidade, a aplicação permite ainda aceder aos folhetos informativos, à criação de alarmes de tomas de medicamentos e ao acesso a novidades e alertas, como por exemplo a falsificação de medicamentos ou suspensão de comercialização e recolha de medicamentos ou dispositivos médicos do mercado.

Poupe na Receita (Emed) funciona que em modo online, quer em modo offline e está disponível para Android, iOS e Huawei.

Texto por Diana Cunha. Revisto por Maria Teresa Martins.